A+

A-

Alternar Contraste

Segunda, 28 Abril 2025

Buscar no Site

x

Entre em nosso grupo

2

WhatsApp
Home Seta

Cotidiano

Túnel Santos-Guarujá ganha força após retorno da comitiva de SP da missão europeia

Terceiro "roadshow" internacional buscou investidores para as obras do túnel

Hebert Dabanovich

28/04/2025 às 10:32  atualizado em 28/04/2025 às 10:35

Continua depois da publicidade

Compartilhe:

Facebook Twitter WhatsApp Telegram
Comitiva paulista visitou a Holanda, a Noruega e a Dinamarca

Comitiva paulista visitou a Holanda, a Noruega e a Dinamarca | Divulgação/GovSP

O Governo de São Paulo concluiu neste sábado (26/4) o terceiro "roadshow" internacional de 2025 que buscava investidores para as obras do túnel que ligará Santos ao Guarujá.

Continua depois da publicidade

A comitiva paulista visitou a Holanda, a Noruega e a Dinamarca para apresentar projetos do Programa de Parcerias de Investimentos do Estado de São Paulo (PPI-SP) a investidores estrangeiros.

Durante a missão, o governador Tarcísio de Freitas e secretários estaduais participaram de reuniões com representantes de cerca de dez empresas.

Os encontros tiveram como foco a concessão do Sistema de Travessias Hídricas e a parceria público-privada (PPP) para a construção do Túnel Imerso Santos-Guarujá.

Continua depois da publicidade

O túnel, com 1,5 km de extensão, está previsto para beneficiar cerca de 1,2 milhão de pessoas diariamente, além da criação de 9 mil empregos.

A estrutura contará com faixas para veículos, ciclovia, passagem para pedestres e uma linha do Veículo Leve sobre Trilhos (VLT).

O leilão da concessão ocorrerá em 1º de agosto, e o investimento previsto é de R$ 6 bilhões. A empresa vencedora será responsável pela construção, operação e manutenção do sistema.

Continua depois da publicidade

Túnel imerso Fehmarnbelt

A comitiva também realizou uma visita técnica ao túnel imerso Fehmarnbelt, que ligará Dinamarca e Alemanha.

Com 18 km de extensão e conclusão prevista para 2029, o projeto reduzirá o tempo de viagem entre Rodby e Puttgarden, substituindo a travessia de balsa de 45 minutos por deslocamentos de trem e carro com duração de sete e dez minutos, respectivamente.

Esta foi a terceira missão internacional realizada pelo governo paulista em 2025. As anteriores ocorreram em janeiro, em Nova Iorque, e em março, em Londres.

Continua depois da publicidade

Em ambas as ocasiões, o Governo de São Paulo recebeu premiações relacionadas à oferta pública da Sabesp, concluída em julho de 2024.

Em outubro de 2024, o governador Tarcísio de Freitas (Republicanos) sancionou o Projeto de Lei n.° 655/2024 que autoriza a contratação de parceria público-privada para a construção, operação e manutenção do Túnel Imerso Santos-Guarujá

Continua depois da publicidade

Continua depois da publicidade

Continua depois da publicidade

Conteúdos Recomendados