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Cotidiano

Troca na concessão deixa motoristas às cegas na Raposo e Castello; entenda

Antes operado pela ViaOeste, do Grupo CCR, rodovias tinham monitoramento em tempo real

Hebert Dabanovich

07/04/2025 às 12:30  atualizado em 07/04/2025 às 13:10

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Trecho da Raposo Tavares pertencente a EcoRodovias liga Cotia à São Paulo

Trecho da Raposo Tavares pertencente a EcoRodovias liga Cotia à São Paulo | Governo de São Paulo

A mudança de gestão das rodovias Raposo Tavares e Castello Branco para a empresa Ecovias Raposo-Castello, do Grupo Ecorodovias, tem causado transtornos aos usuários.

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Nos primeiros dias sob nova administração, o site da concessionária ainda não disponibilizou dados atualizados e em tempo real sobre tráfego, obras ou acidentes.

Na manhã desta segunda-feira (7/4), a reportagem acessou a página e ainda não havia informações em tempo real sobre as condições das rodovias sob a nova concessão.

Antes operadas pela ViaOeste, do Grupo CCR, as rodovias tinham um sistema que informava em tempo real a situação das pistas. Esse recurso auxiliava os motoristas a planejarem seus deslocamentos.

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Desde 30 de março, data em que a Ecovias assumiu a concessão, esse tipo de monitoramento não está mais acessível. No lugar das informações, o site exibe um aviso de que o serviço será implementado futuramente.

Na última quinta-feira (3/4), dois acidentes no trecho da Raposo Tavares, entre os quilômetros 17 e 25, em Cotia, no sentido São Paulo, causaram congestionamentos.

No entanto, nenhuma informação sobre os bloqueios havia sido divulgada pela empresa, nem no site, nem nas redes sociais.

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Segundo a TV Globo, a emissora entrou em contato com os canais oficiais da concessionária, mas não obteve retorno imediato. A primeira resposta veio somente por meio da assessoria de imprensa. Confira o posicionamento da concessionária mais abaixo.

Na quarta-feira (2/4), a concessionária havia comunicado que atualizações seriam feitas pelas redes sociais. Perfis foram criados nas plataformas X (antigo Twitter) e Threads.

As publicações, no entanto, são pontuais e o número de seguidores é baixo. São 44 no X e 53 na rede Threads, o que reduz o alcance das informações durante eventos com impacto no tráfego.

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Outras concessões operadas pela mesma empresa, como o Sistema Anchieta-Imigrantes, têm recursos mais amplos, incluindo câmeras em tempo real disponíveis ao público.

A Autoban, do Grupo CCR, que administra o sistema Anhanguera-Bandeirantes, também mantém a divulgação constante da situação das rodovias em seu site.

Posicionamento da Ecovias

A Ecovias informou, em nota à TV Globo, que o trecho entre os quilômetros 10 e 34 da Raposo Tavares, onde ocorreram os acidentes, era anteriormente responsabilidade do Departamento de Estradas de Rodagem (DER) e não da ViaOeste. Por esse motivo, não havia um sistema de monitoramento de tráfego transferível para a nova gestora.

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A concessionária também disse que está avaliando os recursos disponíveis e que melhorias estão em andamento. A implantação do serviço de informações em tempo real deve ocorrer até 30 de junho, conforme previsão contratual.

Segundo a empresa, os usuários podem acessar boletins nas redes sociais e obter informações por meio do telefone 0800 270 0280, que funciona 24 horas. Também há um grupo de WhatsApp para atendimento à imprensa.

O que diz a Artesp

A Agência de Transporte do Estado de São Paulo (Artesp) afirmou que cabe à concessionária escolher os meios para comunicar os usuários, entre eles o site, redes sociais e painéis eletrônicos.

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A agência destacou que as obrigações variam conforme o contrato firmado com cada empresa e que estão disponíveis em seu site.

A Artesp também informou que, em caso de descumprimento das cláusulas ou divulgação de informações incorretas, a concessionária pode ser penalizada.

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