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Cotidiano

Trilhos de trem em São Paulo recebem solução inusitada para enfrentar calor; entenda

Durante o verão, via férrea pode atingir temperaturas de até 60 °C

Monise Souza

11/02/2025 às 13:30

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Pintura é a mesma utilizada nas sinalizações de ruas, pode reduzir a temperatura em até 6ºC

Pintura é a mesma utilizada nas sinalizações de ruas, pode reduzir a temperatura em até 6ºC | Reprodução/ViaMobilidade

Os trilhos de trens das linhas 8-Diamante e 9-Esmeralda estão sendo pintados de branco e o motivo da mudança é o calor que vem ocorrendo em São Paulo nos últimos dias.

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A pintura faz parte da Operação Verão 2025 da ViaMobilidade, que administra as linhas, e abrange apenas um trecho delas.

Durante o verão, os trilhos dos trens em São Paulo podem atingir temperaturas de até 60 °C. Com a previsão de chegada de mais uma onda de calor intenso nos próximos dias, a tendência é que esquente ainda mais.

Prefeitura de São Paulo também ativou 10 tendas da Operação Altas Temperaturas (OAT).

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Por que pintar?

O calor pode causar um fenômeno de instabilidade estrutural chamado flambagem, que é uma dilatação da estrutura férrea, com encurvamento das barras, podendo comprometer a operação. 

Escolha da cor

O branco evita que ocorram danos permanentes nos trilhos. A pintura é a mesma utilizada nas sinalizações de ruas. Ela pode reduzir a temperatura em até 6 ºC. 

A tinta é aplicada na lateral, na alma e no patim (meio e parte inferior) dos trilhos. A cor é proposital, pois reflete mais luz, tornando os trilhos menos quentes.

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Esta técnica já é utilizada em países da Europa, como a Áustria. No país, a empresa ferroviária ÖBB lançou um projeto semelhante e, na época, afirmou que pintar os trilhos de branco poderia reduzir o aquecimento da via ferroviária entre cinco e oito graus.

Como é feita a pintura?

Para a pintura, a ViaMobilidade montou seu próprio equipamento, pois alegou não encontrar uma empresa fornecedora do serviço e acabou adaptando uma picape 4×4 para executar o trabalho.

Dos cerca de 80 quilômetros de trilhos das linhas, aproximadamente oito foram mapeados como possíveis áreas de flambagem.

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A previsão é que a aplicação seja concluída até o fim de fevereiro.

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