A+

A-

Alternar Contraste

Sábado, 23 Novembro 2024

Buscar no Site

x

Entre em nosso grupo

2

WhatsApp
Home Seta

Cotidiano

Tremor de terra atinge áreas do litoral e é sentido na Baixada Santista: 'A cama tremeu'; assista

Segundo a USP, o tremor ocorreu exatamente às 8h22 e foi registrado por equipamentos da instituição

Isabella Fernandes

16/06/2023 às 10:19  atualizado em 16/06/2023 às 10:58

Continua depois da publicidade

Compartilhe:

Facebook Twitter WhatsApp Telegram
Terremoto foi sentido em várias Cidades da Região e moradores relataram momentos de tensão.

Terremoto foi sentido em várias Cidades da Região e moradores relataram momentos de tensão. | Reprodução

Um tremor de terra atingiu a área que engloba os municípios de Itariri, Iguape e Miracatu e foi sentido em algumas Cidades da Baixada Santista durante as primeiras horas da manhã desta sexta-feira (16). Segundo dados do Centro de Sismologia da Universidade de São Paulo (USP), os equipamentos registraram 4.0 de magnitude, já a Defesa Civil do Estado de São Paulo apontou que os tremores chegaram à marca de 4.7 

Continua depois da publicidade

Segundo a USP, o tremor ocorreu exatamente às 8h22 e foi registrado por equipamentos da instituição. A magnitude registrada atingiu a marca de 4 pontos na escala Richter e se deu a uma profundidade de 0km, o que indica que se trata de um sismo raso (ocorrido possivelmente entre 0 e 10km), entretanto a USP afirma que não há dados suficientes para estimar uma profundidade precisa.

Clique aqui para assistir ao tremor.

A autônoma Leticia Camila, de 26 anos, estava indo trabalhar quando sentiu os tremores no bairro Vera Cruz, em Mongaguá. Ela achou que estava com pressão baixa antes de entender o que aconteceu. “Na hora mandei mensagem para o meu marido, ele tinha acabado de sair para trabalhar. As janelas da minha varanda tremeram bastante, foi assim que eu percebi o que estava acontecendo”, conta a autônoma.

Continua depois da publicidade

"Sabe a sensação de um trem passando perto, e você sentir a cama tremer? Pois bem, foi assim que eu me senti", diz a recepcionista Nathalia Cruz, de 34 anos, que acordou por volta das 8:20 e sentiu a cama tremer no bairro de Vila Valença, em São Vicente. "Acordei assustada, mas achei que poderia ser um sonho", afirma Natália. Ela acordou com mensagens da irmã perguntando se ela também sentiu os tremores. A recepcionista mora em uma casa sobreposta, sentiu os tremores no segundo andar da residência.

Segundo dados apurados pelo portal UOL, um alerta para tremor de 4,7 graus foi enviado para celulares de moradores do Vale do Ribeira, que publicaram imagens nas redes sociais. A Prefeitura de Miracatu confirmou o registro de tremores na região e disse que aguarda balanço da Defesa Civil sobre o assunto. Já a prefeitura de Peruíbe também confirmou que um tremor leve foi registrado na cidade.

Nas redes sociais, centenas de internautas comentaram sobre o acontecimento. Vários usuários afirmam que não tinham compreendido o que estava acontecendo. "Moro de frente à marginal em um sobrado e achei que era um caminhão na hora, mas estranhei porque nunca tinha sentido o chão tremer daquela forma", relata um homem nos comentários do Instagram.

Continua depois da publicidade

Até o momento, não há registros de danos causados nas Cidades da Região devido aos tremores.

Continua depois da publicidade

Continua depois da publicidade

Continua depois da publicidade

Conteúdos Recomendados