Entre em nosso grupo
2
Cotidiano
Composição saiu do Pátio Água Espraiada rumo à estação Washington Luís
Continua depois da publicidade
"Viagem teste" deve ocorrer no primeiro semestre deste ano, passando pelas oito estações da Linha 17-Ouro | Divulgação/Governo de SP
O primeiro trem da Linha 17-Ouro se deslocou pela primeira vez, nesta segunda-feira (13/1), no novo ramal, saindo do Pátio Água Espraiada rumo a futura estação Washington Luís, em São Paulo.
Continua depois da publicidade
A “viagem” de 1.200 metros foi feita por meio da energia das baterias do trem, logo após a composição ser elevada em 15 metros para alcançar as vias da estação.
O trajeto foi feito para a checagem de condições técnicas e para posicioná-lo em um local estratégico, facilitando a realização da primeira “viagem teste” entre as estações Washington Luís e Brooklin.
A “viagem teste” deve ocorrer no primeiro semestre deste ano, passando pelas oito estações da Linha 17-Ouro, um total de 6,7 quilômetros de extensão.
Continua depois da publicidade
Com 60,8 metros de comprimento e cinco carros, a composição tem capacidade para transportar 616 passageiros com intervalos menores entre os trens e com maior eficiência e segurança.
Os avanços são resultados da instalação do sistema UTO e da tecnologia CBTC, permitindo uma operação totalmente automatizada e mais eficientes.
Além disso, seu sistema de baterias permite movimentação autônoma por até 8 km, útil em quedas de energia.
Continua depois da publicidade
Segundo informações do Governo do Estado, a segunda composição da frota deve chegar ao Pátio Água Espraiada nos próximos dias e, nesse meio tempo, o primeiro trem será preparado para a estreia na linha.
A Linha 17-Ouro ligará o Aeroporto de Congonhas à Estação Morumbi da Linha 9-Esmeralda, com integração à Linha 5-Lilás.
Continua depois da publicidade
Continua depois da publicidade
Continua depois da publicidade