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Cotidiano
Composição foi retirada da embarcação e aguarda liberação para o início da operação de transporte até São Paulo
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Primeiro trem da linha chegou em São Paulo em agosto | Divulgação/Governo de SP
O segundo trem da Linha 17-Ouro do Metrô de São Paulo desembarcou no Porto de Santos. O novo equipamento veio por navio do Porto de Zhangjiagang, na região de Xangai, na China, e chegou na Baixada Santista, na noite do último sábado (21/12).
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A composição foi retirada da embarcação durante o domingo (22/12) e aguarda liberação para o início da operação logística de transporte até o Pátio Água Espraiada, em São Paulo.
O primeiro trem da Linha 17-Ouro do Metrô de São Paulo chegou ao Porto de Santos em agosto deste ano.
Na capital paulista, o novo trem passará por montagem final e testes para obtenção do certificado de segurança e licença para operação. A previsão é que seja transportado por carretas antes do dia 31 de dezembro.
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Fabricado pela BYD, este trem faz parte de um lote de 14 composições que vão circular na nova linha. As demais unidades estão em produção na China e chegarão ao Brasil ao longo de 2025, conforme o cronograma estabelecido.
Os trens da Linha 17-Ouro são projetados para operação automatizada (sistema UTO), utilizando tecnologia de Sistema de Controle de Monitoramento de Trens (TCMS) e sistema de sinalização CBTC, que garante intervalos menores entre trens, maior eficiência e segurança.
Cada equipamento possui cinco carros, totalizando 60,8 metros de comprimento, e capacidade para 616 passageiros.
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Entre as principais características estão a passagem livre entre os carros, ar-condicionado, iluminação LED, janelas panorâmicas, áreas para pessoas com deficiência, mapas de linha dinâmicos e intercomunicadores para comunicação direta com o Centro de Controle Operacional (CCO).
Esses trens também contam com câmeras de vigilância, sistemas de combate a incêndio e baterias de tração que permitem movimentação até a próxima estação em caso de falta de energia.
As obras da Linha 17-Ouro foram retomadas em setembro de 2023. Mais de mil trabalhadores estão envolvidos em atividades como o lançamento de vigas, ajustes e acabamentos das estações e instalação de sistemas.
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Dutos, cabeamento elétrico e trilhos de captação de energia estão em instalação, enquanto equipamentos específicos, como portas de plataforma e subestações, estão sendo fabricados na China, Alemanha, Hungria e Espanha.
Com previsão de conclusão da obra bruta até o final de 2025, a Linha 17-Ouro deve ser inaugurada em 2026, ligando o Aeroporto de Congonhas à rede de transporte sobre trilhos, incluindo conexões com as linhas 5-Lilás e 9-Esmeralda. Cerca de 100 mil passageiros devem ser beneficiados por dia, ampliando a integração e modernidade do transporte público paulistano.
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