A+

A-

Alternar Contraste

Sexta, 20 Setembro 2024

Buscar no Site

x

Entre em nosso grupo

2

WhatsApp
Home Seta

Cotidiano

Trem com passageiros descarrila na linha 8-diamante em SP

Vagões estão circulando por via auxiliar e usuários não conseguem desembarcar na estação Domingos de Moraes; não houve feridos, segundo a ViaMobilidade

07/12/2022 às 09:49  atualizado em 07/12/2022 às 09:51

Continua depois da publicidade

Compartilhe:

Facebook Twitter WhatsApp Telegram
Acidente aconteceu próximo à estação Domingos de Moraes; segundo a ViaMobilidade

Acidente aconteceu próximo à estação Domingos de Moraes; segundo a ViaMobilidade | Reprodução/TV Globo

O vagão de um trem da linha 8-diamante, administrada pela ViaMobilidade, descarrilou na manhã desta quarta-feira (7), na estação Domingos de Moraes, na capital paulista.

Continua depois da publicidade

De acordo com a concessionária, o acidente o ocorreu por volta das 8h e não houve feridos. As causas ainda estão sendo apuradas.

O trem seguia no sentido Itapevi no momento do incidente. Segundo a ViaMobilidade, a operação na via está mantida, pois os trens estão circulando por uma via auxiliar.

Os passageiros que seguem sentido Itapevi e precisam desembarcar na estação Domingos de Moraes estão sendo orientado a seguir até a próxima estação, Imperatriz Leopoldina, e embarcar em um trem no sentido contrário, de acordo com a empresa.

Continua depois da publicidade

Na noite de 30 de novembro, uma falha em equipamentos de via fez com que um trem parasse na linha 9-esmeralda. Os passageiros tiveram que descer e caminhar sobre os trilhos até a estação mais próxima, a Grajaú, na zona sul de São Paulo.

Em nota, a ViaMobilidade, administradora da linha, diz que após o problema, ocorrido por volta das 22h15, os passageiros foram acompanhados em segurança pelos agentes de atendimento até que saíssem dos trilhos. A empresa afirma não ter havido impacto na circulação dos trens.

A linha 8-diamante também sofreu outro acidente na manhã de 10 de março deste ano, quando bateu em uma contenção na plataforma de desembarque da estação Júlio Prestes, no centro. Um funcionário da ViaMobilidade, que faz a gestão da linha, e um passageiro ficaram feridos e foram socorridos.

Continua depois da publicidade

O acidente aconteceu por volta das 6h com um trem que chegava na estação para desembarcar passageiros. A ViaMobilidade não informou o que teria causado o acidente, já que o trem não parou emparelhado à plataforma, seguindo até colidir com a contenção.

Após a concessão, em janeiro deste ano, as linhas 8 e 9 da CPTM têm apresentado falhas recorrentes, o que levou o Ministério Público de São Paulo a enviar um TAC (Termo de Ajuste de Conduta) à ViaMobilidade, que se negou a assiná-lo.

Após a recusa, a Promotoria se reuniu com o Governo do Estado de São Paulo e decidiu pedir a rescisão do contrato de concessão das linhas 8 e 9 com a concessionária. A recomendação foi protocolada no último dia 30.

Continua depois da publicidade

Os promotores Silvio Marques e Luiz Ambra Neto, que assinam o documento, argumentam que "após a ViaMobilidade assumir as linhas 8 e 9 de trens metropolitanos, ocorreram diversos eventos de natureza grave em razão de erros operacionais, ou seja, que não tinham relação com o material rodante e nem com a infraestrutura".

Em manifestação encaminhada à Promotoria, a ViaMobilidade atribui a responsabilidade das falhas à gestão anterior, da estatal CPTM, que, segundo a concessionária, entregou tanto a linha 9 quanto a 8, também privatizada em janeiro, em péssimas condições.

Continua depois da publicidade

Continua depois da publicidade

Continua depois da publicidade

Conteúdos Recomendados