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Cotidiano

Trem-bala que ligará São Paulo ao Rio de Janeiro ganha novos impulsos; veja novidades

Empresa responsável pelo projeto afirma que as obras devem começar em 2027

Matheus Herbert

08/02/2025 às 13:00

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Ideia é ligar as duas capitais em menos de duas horas

Ideia é ligar as duas capitais em menos de duas horas | Marcus Winkler/Unsplash

Um projeto de transporte promete revolucionar a mobilidade urbana no País. A ideia do trem-bala ligando São Paulo ao Rio de Janeiro em menos de duas horas voltou aos holofotes. 

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A empresa responsável pelo projeto, pioneiro no País, garante que as obras devem começar em 2027 e serão finalizadas em 2032.

Neste mês, o projeto do trem de alta velocidade voltou a ganhar destaque após declarações do secretário-executivo do Ministério dos Transportes, George Santoro. O depoimento foi feito à revista Exame. 

Segundo o secretário, o projeto passou por algumas modificações. 

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“Ainda não saiu o EVTEA [Estudo de Viabilidade Técnica, Econômica e Ambiental], mas o governo tem um ‘cheiro’ muito bom de que ele seja viável. O traçado está diferente do projeto original que o governo federal fez, corrigiu vários problemas, inclusive de limitações de licenciamento ambiental, e mitiga riscos”, afirmou em entrevista. 

Santoro também destacou que o trem de alta velocidade poderá gerar receitas adicionais por meio de investimentos imobiliários, como shoppings, condomínios, postos de gasolina e terminais logísticos.

Atualmente, uma viagem de ônibus ao Rio de Janeiro dura, em média, seis horas. Já de avião, a conexão ocorre em cerca de 45 minutos. 

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Em agosto do ano passado, a reportagem da Gazeta havia antecipado informações em relação ao projeto da TAV Brasil. Na ocasião, o governo federal autorizou para o uso de trechos do rodoanel Norte

Desafios para o projeto 

Entre os desafios previstos, estão as características geográficas entre Rio e São Paulo. O trajeto envolve montanhas, vales e a construção de túneis e viadutos de grande extensão, o que eleva significativamente os custos.

Além disso, a execução das obras deve enfrentar questões como a desapropriação de terras ao longo do percurso. 

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Benefícios e desenvolvimento 

A projeção dos envolvidos no projeto é que o novo modal de transporte impulsione o desenvolvimento econômico em cidades por onde passará, como São José dos Campos e Volta Redonda, além de gerar milhares de empregos diretos e indiretos durante a construção e operação.

Em 2023, o projeto para implementação do trem-bala foi autorizado pela Agência de Transportes Terrestres (ANTT). Entretanto, o custo do empreendimento ainda é motivo de grande preocupação.

Estima-se que o investimento necessário seja da ordem de R$ 34 bilhões, embora especialistas prevejam que esse valor possa ultrapassar R$ 50 bilhões.

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