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Cotidiano
Projeto de instalação do equipamento tem prazo de conclusão de até três anos
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Os semáforos inteligentes já foram instalados em 408 cruzamentos de São Paulo | Rodrigo Pivas/Gazeta de S.Paulo
O paulistano mais atento já deve ter se deparado com uma porção de novas câmeras espalhadas pelas principais vias da Capital. As lentes chamam a atenção dos desconfiados, afinal, as multas são salgadas. Para quem circula em dia de rodízio, R$ 130 e quatro pontos na carteira. O motorista que excede a velocidade tem que desembolsar quase R$ 200 e tem mais cinco pontos adicionados na CNH. Furar o sinal vermelho é considerado uma infração grave, R$ 300 e mais 7 pontos.
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Calma motorista, as novas câmeras não vieram para monitorar as ruas, e sim para desafogar o caótico trânsito de São Paulo.
Batizados de semáforos inteligentes, eles utilizam um sistema adaptativo em tempo real que transforma imagens em algoritmos. Dessa forma conseguem captar e interpretar dados, atualizando o sistema dos faróis conforme a necessidade.
Os dados são baseados na quantidade de carros na via contemplada pela tecnologia. As imagens em cada um dos cruzamentos são enviadas diretamente para uma central de dados, que nesse estágio deliberam a mudança de tempo que o sinal vermelho vai ficar aberto para determinada mão.
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O tempo de travessia dos pedestres se mantém sem alterações, enquanto os tempos máximos e mínimos de temporização variam, segundo determinação da CET.
Todos os "semáforos inteligentes" são conectados com uma central por meio de fibra óptica e chip de telefonia. Assim é possível realizar de maneira eficiente o controle, quase sem nenhuma influência humana.
O projeto começou em 2019, época em que a Prefeitura anunciou licitação para contratação de uma empresa. A contratada seria responsável pela instalação e manutenção dos equipamentos.
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Os semáforos inteligentes já foram instalados em 408 cruzamentos de São Paulo, enquanto outros 2.586 seguem em implantação.
Segundo informação passada à Gazeta pela assessoria da Companhia de Engenharia do Tráfico (CET), o plano de instalação do equipamento tem prazo para conclusão de até três anos.
*Texto sob supervisão de Diogo Mesquita
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