Entre em nosso grupo
2
Cotidiano
Município é considerado o mais densamente povoado do País e passou por mudanças importantes em 2024; confira
Continua depois da publicidade
Aprígio (Podemos) foi baleado no dia 18 de outubro; caso ainda é investigado | Thiago Neme/Gazeta de S.Paulo
A cidade de Taboão da Serra, na região sudoeste da Grande São Paulo, foi um dos destaques do Estado e teve um 2024 marcante.
Continua depois da publicidade
O município, que é considerado o mais densamente povoado do País, passou por mudanças importantes em 2024, que devem ditar o ritmo de 2025 e dos próximos anos.
No dia 19 de fevereiro deste ano, Taboão da Serra comemorou 65 anos de emancipação político-administrativa. Emancipada em 1959, a cidade ganhou importância no cenário nacional nos últimos anos, quando se tornou a cidade com a maior densidade demográfica do País, segundo o IBGE. São cerca de 13.416,81 moradores por quilômetro quadrado.
Relembre a seguir fatos que marcaram a história de Taboão da Serra neste ano:
Continua depois da publicidade
Em fevereiro de 2024, como parte da programação de comemoração ao aniversário da cidade, a prefeitura, sob a gestão Aprígio (Podemos), municipalizou o trecho da rodovia Régis Bittencourt (BR-116), que corta o município.
Antes, a responsabilidade pelo trecho de cerca de sete quilômetros era da concessionária Autopista Régis.
Logo após a municipalização, ao menos seis complexos semafóricos foram implantados na via, modificando a mobilidade urbana de Taboão da Serra.
Continua depois da publicidade
Em junho, o governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos), visitou Taboão da Serra e participou da assinatura do contrato entre o governo estadual e o Grupo CCR para a expansão da Linha 4-Amarela para Taboão.
Segundo o governo estadual, a previsão de entrega é 2028. O município será o primeiro da região metropolitana a ter uma estação do Metrô.
A estação será construída na região central da cidade, próxima à nova sede da prefeitura. A previsão é atender mais de 1 milhão de passageiros.
Continua depois da publicidade
Ainda em junho, o cantor Nahim foi encontrado morto em sua casa, na região central da cidade.
Após investigação, o Instituto Médico Legal (IML) de Taboão da Serra concluiu que o cantor morreu devido à intoxicação por uso de cocaína e traumatismo craniano.
No dia 20 de junho, o ex-prefeito Dr. Evilásio Cavalcante de Faria morreu, aos 72 anos. Ele estava internado para tratar um câncer no pâncreas.
Continua depois da publicidade
O político foi vereador por dois mandatos em Taboão da Serra.
Além disso, Evilásio foi prefeito da cidade por dois mandatos, de 2005 até 2012. Sua administração foi voltada para o social, com programas de sucesso, como o Jopec.
O atual prefeito da cidade e candidato à reeleição na época, Aprígio (Podemos), de 73 anos, foi baleado no dia 18 de outubro. O carro onde o prefeito estava foi alvo de pelo menos cinco tiros de fuzil. Um deles acertou o ombro do chefe do executivo.
Continua depois da publicidade
A Gazeta foi o primeiro veículo de comunicação a divulgar a notícia e a chegar à Unidade de Pronto Atendimento (UPA) da cidade, local para onde o prefeito foi levado para receber os primeiros atendimentos.
Em seguida, Aprígio foi transferido para o Hospital Albert Einstein e ficou nove dias internado. O chefe do Executivo recebeu alta às vésperas do segundo turno das eleições municipais, nas quais perdeu.
A Polícia Civil de Taboão da Serra identificou quatro homens como suspeitos de participarem da tentativa de homicídio contra Aprígio. Uma pessoa já foi presa e o caso está em investigação. Ainda não há informações sobre mandantes e motivação do crime.
Continua depois da publicidade
A cidade terá novidade a partir de 2025. Engenheiro Daniel foi eleito o novo chefe do Executivo do município.
Ele foi eleito em segundo turno após receber 66,27% dos votos válidos. Aprígio, atual prefeito da cidade, obteve 33,73% dos votos válidos.
Depois de mais de uma década, os moradores de Taboão da Serra ficaram sem brilho e sem Papai Noel. A prefeitura suspendeu a decoração natalina de 2024.
Continua depois da publicidade
Neste fim de ano, os moradores também foram surpreendidos com dois aumentos. O primeiro foi um reajuste de 4,76% no Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU).
Já o segundo, entrou em vigor neste sábado (28/12): o aumento de cerca de 16% na tarifa dos ônibus municipais. A tarifa passou de R$ 5 para R$ 5,80.
O trágico acidente rodoviário que deixou ao menos 41 mortos na madrugada do dia 21 de dezembro, em Teófilo Otoni, em Minas Gerais, já entrou para a história do Brasil e também deixou marcas em Taboão da Serra.
Continua depois da publicidade
Cinco moradores da cidade estavam no ônibus que bateu e pegou fogo. Quatro morreram e uma menina, de oito anos, está internada.
Continua depois da publicidade
Continua depois da publicidade
Continua depois da publicidade