Entre em nosso grupo
2
Cotidiano
Cientistas esperam que fenômeno ocorra entre o fim de setembro e meados de novembro deste ano
Continua depois da publicidade
Planeta Terra terá a companhia de uma 'minilua' | Jaymantri/Pexels
Um asteroide fará companhia à Terra durante 53 dias, orbitando ao redor do planeta, tal qual uma Lua, e depois seguirá seu caminho pelo universo. A descoberta foi feita por pesquisadores de uma universidade espanhola e o fenômeno deve ocorrer entre o fim de setembro e meados de novembro deste ano.
Continua depois da publicidade
Uma dupla de pesquisadores da Universidad Complutense de Madrid anunciou que um pequeno asteroide, nomeado 2024 PT 5, ficará preso temporariamente ao campo gravitacional e fará uma órbita ao redor da Terra, tal qual uma minilua.
O corpo celeste não representa qualquer risco para a Terra (alguns objetos naturais ou artificiais caem no planeta, mas este não é o caso), segundo o Sistema de Último Alerta de Impacto Terrestre de Asteroides (Asteroid Terrestrial-Impact Last Alert System – Atlas).
O objeto tem apenas 10 metros de diâmetro.
Continua depois da publicidade
Em 2006, um fenômeno semelhante foi observado quando outro pequeno asteroide orbitou a Terra por quase um ano. Esse comportamento elíptico fornece possibilidades importantes aos cientistas para estudar composição e origem desses objetos.
Acredita-se que o 2024 PT 5 originou no cinturão de asteroides de Arjuna, uma região repleta de pequenos corpos celestes que orbitam o Sol.
Continua depois da publicidade
Continua depois da publicidade
Continua depois da publicidade