Entre em nosso grupo
2
Cotidiano
Defesa Civil deixa toda a cidade em estado de atenção para altas temperaturas com índices de umidade do ar com valores críticos
Continua depois da publicidade
Antes da mudança, haverá ainda mais calor nesta sexta-feira (13/9) | Paulo Pinto/Agência Brasil
O paulistano já está quase acostumado a lidar com a gangorra climática, mas nos últimos meses a oscilação entre calor e frio tem sido estafante para a maioria das pessoas que mora na capital paulista. O fim de semana seguirá esse movimento e promete ser de extremos.
Continua depois da publicidade
De acordo com informações do Climatempo, São Paulo receberá a primeira frente fria de setembro com amplitude significativa entre sábado (14/9) e domingo (15/9).
Já o Centro de Gerenciamento de Emergências Climáticas (CGE) da Prefeitura de São Paulo informa que a frente fria deve chegar entre domingo (15/9) e segunda (16/9) e sua passagem será rápida. Ela vai interromper o calor e a seca das últimas semanas e puxar uma massa de ar mais gelada, que quebrará temporariamente a onda de calor.
Antes da mudança, haverá ainda mais calor nesta sexta-feira (13/9), com temperaturas que podem atingir até 35°C na Capital, devido ao efeito pré-frontal. Esse fenômeno, conforme explicação do Climatempo, acontece quando o ar quente é comprimido pela chegada do ar frio, o que faz as temperaturas subirem ainda mais.
Continua depois da publicidade
Segundo o CGE, o dia começou abafado com pouca nebulosidade e formação de névoa seca nesta sexta. Os termômetros oscilaram em torno dos 18,2°C durante a madrugada. As estações meteorológicas da Prefeitura de São Paulo indicam que as temperaturas mínimas chegaram aos 9,8°C no extremo sul da cidade, enquanto a região central registrou 22,1°C.
Os dados do CGE mostram ainda que setembro registrou até o momento apenas 0,2 mm de chuva, o que corresponde a 0,3% dos 68,5 mm esperados para o mês.
A Defesa Civil de São Paulo mantém toda a cidade em estado de atenção para altas temperaturas. Os índices de umidade do ar continuam com valores críticos, abaixo dos 25%. O ideal é ficar acima de 60%.
Continua depois da publicidade
O sábado (14/9) terá predomínio de sol entre poucas nuvens, com temperatura mínima prevista 20°C na madrugada e 34°C de máxima durante o dia. Para o entardecer há previsão de rajadas de vento, já que a frente fria se aproxima, sem previsão de chuva.
A onda de calor desta semana que deixou temperatura no Brasil acima de 41°C permanece até, pelo menos, a tarde de sábado. Há de se considerar ainda que, segundo o Climatempo, tecnicamente essa onda vai até a próxima sexta (20/9).
A tão esperada chuva deve chegar ao litoral de São Paulo, onde os acumulados podem ultrapassar 60 mm. Já no interior, as chuvas serão mais moderadas, mas suficientes para aliviar a estiagem em algumas regiões, de acordo com o Climatempo.
Continua depois da publicidade
O CGE informa que na Capital e na Grande São Paulo o volume de chuva esperado deve ser bem menor, com chuva fraca e chuviscos intermitentes durante a trajetória do sistema. O declínio das temperaturas na próxima semana não será duradouro e deve voltar a esquentar já no decorrer da sexta-feira (20/9).
O governo de São Paulo prorrogou o fechamento de 80 unidades de conservação e um dos parques até o dia 29 de setembro. O Estado estava com 15 cidades com focos ativos de incêndio, segundo informações da Defesa Civil na manhã de quinta-feira (12/9).
No início deste mês, o governo já havia anunciado o fechamento emergencial dessas unidades e parques na região metropolitana e no interior da Capital. A decisão foi tomada devido ao risco de queimadas e incêndios florestais, que coloca em perigo os visitantes e as áreas de preservação.
Continua depois da publicidade
Sexta (13/09)
Mínima 18°
Máxima 34°
Sábado (14/09)
Mínima 19°
Máxima 34°
Domingo (15/09)
Mínima 18°
Máxima 22°
Fonte: Centro de Gerenciamento de Emergências Climáticas (CGE) da Prefeitura de São Paulo
Continua depois da publicidade
Continua depois da publicidade
Continua depois da publicidade