A+

A-

Alternar Contraste

Sexta, 22 Novembro 2024

Buscar no Site

x

Entre em nosso grupo

2

WhatsApp
Home Seta

Cotidiano

Tecnologia e participação popular, uma união para o bem da cidade

Todas essas inovações vêm ao encontro da melhoria da qualidade de vida em São Paulo, algo que a AME JARDINS tem como prioridade desde 2007, quando foi fundada

Bruno Hoffmann

09/10/2023 às 12:25  atualizado em 09/10/2023 às 16:25

Continua depois da publicidade

Compartilhe:

Facebook Twitter WhatsApp Telegram
Turismo na avenida Paulista

Turismo na avenida Paulista | Ettore Chiereguini/Gazeta de S.Paulo

À medida que o avanço da tecnologia acontece, espera-se que o poder público se aproprie dessas novas soluções para modernizar os serviços disponíveis nas cidades. Aqui em São Paulo, a boa notícia é que temos dois exemplos recentes de ações da Prefeitura sinalizando nesse sentido.

Continua depois da publicidade

Faça parte do grupo da Gazeta no WhatsApp e Telegram.
Mantenha-se bem informado.

Uma delas é a instalação de novos semáforos inteligentes no município, focada especialmente nos 2.586 cruzamentos do Minianel Viário, que é a zona do rodízio municipal de veículos. A meta é que todos os equipamentos localizados nessa área sejam trocados nos próximos três anos.

 Os novos semáforos têm capacidade de ajustar automaticamente o tempo de acionamento das luzes verde e vermelha conforme o trânsito, melhorando o fluxo de veículos. Como serão conectados entre si e a uma central de controle por meio de fibra ótica e chip de telefonia, é possível realizar o monitoramento de forma mais eficiente e em tempo real, diminuindo o risco de panes que, principalmente em dias de chuva, tornam um caos circular na cidade.

Continua depois da publicidade

O impacto positivo do uso dessas tecnologias mais avançadas poderá ser sentido também na área da segurança pública aqui da capital, com o início do projeto SmartSampa. Nessa fase inicial, serão instaladas, nas ruas da região central, 200 câmaras modernas, com sistema de reconhecimento facial. O objetivo é identificar pessoas foragidas da Justiça ou procuradas pela polícia em trânsito pela cidade.

Todas essas inovações vêm ao encontro da melhoria da qualidade de vida em São Paulo, algo que a AME JARDINS, como associação de bairro voltada aos interesses da população que mora e circula na região dos Jardins América, Europa, Paulista e Paulistano, tem como prioridade desde 2007, quando foi fundada.

Também valendo-se do uso de novas tecnologias, a entidade foi uma das pioneiras ao firmar um convênio com a Secretaria de Estado da Segurança Pública para integrar o Detecta – sistema inteligente de monitoramento de câmeras capaz de armazenar imagens como placas de veículos e fazer o cruzamento com o banco de dados da polícia – às câmeras de segurança patrimonial privadas do bairro.

Continua depois da publicidade

Para tanto, a AME investiu na compra de servidores robustos, com capacidade para gerenciar até 100 equipamentos, bem como de toda estrutura necessária para manter o sistema Detecta, ou outro sistema de monitoramento por câmeras, funcionando em toda sua área de abrangência.

Num esforço conjunto e visando um objetivo comum, poder público e sociedade civil, ancorados nas inovações tecnológicas, podem e devem trabalhar para difundir cada vez mais o uso dessas ferramentas, melhorando, assim, áreas fundamentais para a população, como educação, segurança, trânsito e saúde.

 Tecnologia é sinônimo de avanço. E quando ela é usada de forma inteligente, integrando todos que se beneficiam dela, seu efeito se multiplica, criando uma corrente capaz de levar, efetivamente, ao desenvolvimento sustentável.

Continua depois da publicidade

*Fernando de Sampaio Barros é presidente da associação de moradores, AME Jardins, entidade que representa os bairros dos jardins América, Europa, Paulista e Paulistano, e morador da região há 39 anos

Continua depois da publicidade

Continua depois da publicidade

Continua depois da publicidade

Conteúdos Recomendados