Entre em nosso grupo
2
Cotidiano
Fotos repercutiram nas redes sociais e chegaram na Times Square, em Nova York
Continua depois da publicidade
Ministro da Fazenda, Fernando Haddad, vira meme após medidas | Reprodução/Redes sociais
Nesta semana, Fernando Haddad passou a ser chamado de “Taxad” nas redes sociais e teve sua imagem associada a memes como o “Walter Taxagrande”. As brincadeiras são uma resposta às medidas adotadas pelo ministro da Fazenda para reduzir o déficit público.
Continua depois da publicidade
No início de 2024, o ministro prometeu fechar o ano com déficit zero, gastando somente o que for arrecadado e, para isso, Haddad passou a adotar medidas polêmicas desde então. A mais recente foi a votação da reforma tributária, que pode aumentar as taxas sobre produtos e serviços como bebidas alcoólicas e carros.
Da mesma maneira que aumentou para alguns produtos, outros se isentaram ou receberam um desconto na taxação. Um desses exemplos é a carne, que agora passa a ser isenta de impostos e, ao mesmo tempo, flerta com o aumento de da alíquota do novo Imposto sobre Valor Agregado (IVA).
A repercussão foi tanta que os memes do “Taxad” chegaram nos telões da Times Square, a avenida mais famosa de Nova York, nos Estados Unidos. Veja foto.
Continua depois da publicidade
Confira algumas medidas adotadas pelo ministro da Fazenda, que o transformaram no “Taxad”, segundo os olhos das redes sociais.
Em dezembro de 2023, o ministro diminuiu o número de empresas beneficiadas pelo Programa Emergencial de Retomada do Setor de Eventos (Perse) e o limite de uso da compensação de créditos, quando uma empresa recebe os impostos pagos indevidamente.
No mesmo mês, Haddad fez as empresas pagarem impostos, com a compensação por prorrogar a desoneração da folha de pagamento de 17 setores da economia, além de aumentar a alíquota das empresas por dois anos, vinda da Contribuição Social Sobre o Lucro Líquido (CSLL).
Continua depois da publicidade
Outro ponto que fomentou a criação dos memes foi a taxação em 20% de compras internacionais com valores iguais ou menores de US$ 50, muito comum nos usuários das plataformas chinesas de varejo como a Shoppe e a SHEIN.
*Texto sob supervisão de Diogo Mesquita
Continua depois da publicidade
Continua depois da publicidade
Continua depois da publicidade