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Cotidiano

'Tatuzão' do metrô de São Paulo deve começar a ser transportado nesta semana

Rodovia terá interdições nas noites de hoje e de amanhã

Igor de Paiva

05/06/2023 às 15:59  atualizado em 05/06/2023 às 16:16

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Equipamento tem 7,8 metros de comprimento e 6,6 metros de largura e 190 toneladas

Equipamento tem 7,8 metros de comprimento e 6,6 metros de largura e 190 toneladas | Divulgação - Comexport

Um conjunto de peças do Tatuzão, equipamento que será usado em obras do metrô de São Paulo, passará pelo Sistema Anchieta-Imigrantes nessa semana. A peça principal, chamada main drive, em formato de turbina, tem 7,8 metros de comprimento e 6,6 metros de largura e 190 toneladas, e está prevista para ser transportada pela pista norte da Imigrantes, entre terça e quarta-feira, das 23h às 5h. Hoje à noite, quatro peças menores, que compõem o equipamento, seguirão também do Porto de Santos para São Paulo.

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As cargas se encaixam na categoria superdimensionadas ou especiais, que são aquelas que excedem algum dos seguintes parâmetros: 45 toneladas de peso bruto total, 5 metros de altura, 5,5 metros de largura e 30 metros de comprimento e, por isso, necessitam de agendamento e escolta da concessionária Ecovias para trafegarem.

O transporte será feito pela Anchieta, Interligação Baixada e pista norte da Rodovia dos Imigrantes, que ficará interditada apenas para a passagem da carga, das 23h às 5h. Nesse período, o motorista poderá subir a serra pela Via Anchieta. 

A programação dessas operações é feita com data e horário pré-estabelecidos, após análise de fluxo de veículos e estudo da rota que pode ser utilizada, levando em conta as limitações do Sistema, como, por exemplo, largura da pista, capacidade de pontes e a altura de túneis. Essa análise é realizada desde 2008 pelo Sisporte, Sistema de Programação de Operação para Trânsito de Cargas Excedentes, criado especialmente para a Ecovias. A tecnologia é capaz de simular todas as rotas possíveis, levando em conta as dimensões do veículo.

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