Entre em nosso grupo
2
Cotidiano
Projeto autoriza contratação de PPP para a construção da estrutura na Baixada Santista; túnel será feito em parceria com governo federal
Continua depois da publicidade
Construção de ligação entre Santos e Guarujá prevê túnel de 870 metros de extensão instalado embaixo do mar | Divulgação/Governo de SP
O governador Tarcísio de Freitas (Republicanos) sancionou nesta quarta-feira (23/10) o projeto que autoriza a contratação de parceria público-privada (PPP) para a construção e a operação do túnel entre as cidades de Santos e de Guarujá, no litoral paulista.
Continua depois da publicidade
A proposta havia sido aprovada pela Assembleia Legislativa de São Paulo (Alesp) no início de outubro. A estrutura já é discutida há mais de 100 anos, mas nunca saiu do papel.
Segundo o governador, a obra vai alavancar a economia de toda a região e facilitar a vida dos moradores de ambas as cidades.
“Estamos atendendo a uma reivindicação antiga não só dos moradores da Baixada Santista, mas de todos que visitam nosso litoral”, disse ele durante a assinatura do documento.
Continua depois da publicidade
O projeto é estimado em R$ 6 bilhões, que serão divididos entre o governo federal, o estadual e o setor privado, e está incluído no PAC (Programa de Aceleração do Crescimento). Desse total, 86% serão divididos entre o governo federal e o estadual. O anúncio da parceria foi feito no início do ano entre Tarcísio e o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT).
A ideia é que o túnel Santos-Guarujá tenha uma estrutura de 1,5 quilômetro de extensão, com 870 metros submersos. A via permitirá o tráfego de veículos de passeio, ônibus e caminhões, além de bicicletas e pedestres.
“A partir da implementação do projeto, a travessia entre os Santos e Guarujá poderá ser feita em menos de cinco minutos”, afirmou Rafael Benini, secretário de Parcerias em Investimentos do Estado.
Continua depois da publicidade
Atualmente, mais de 21 mil veículos cruzam diariamente as duas margens utilizando barcos de pequeno porte (catraias) e as balsas, além de 7,7 mil ciclistas e 7,6 mil pedestres.
Segundo a Prefeitura de Santos, a expectativa é que a obra fique pronta em 2028.
O governo paulista pretende apresentar na próxima segunda-feira (28/10) uma proposta de um novo traçado para o túnel aos moradores do Macuco, em Santos. A gestão estadual também aguarda a licença ambiental antes de enviar os documentos para o Tribunal de Contas da União (TCU).
Continua depois da publicidade
A previsão é que o leilão da PPP realizado no segundo semestre de 2025.
Continua depois da publicidade
Continua depois da publicidade
Continua depois da publicidade