A+

A-

Alternar Contraste

Quinta, 19 Setembro 2024

Buscar no Site

x

Entre em nosso grupo

2

WhatsApp
Home Seta

Cotidiano

Tarcísio pede financiamento para expansão da Linha 2-Verde

Governador também pediu financiamento para aquisição de sistemas de sinalização, fornecimento de energia elétrica e telecomunicações

Lucas Souza

04/06/2024 às 08:30  atualizado em 04/06/2024 às 09:03

Continua depois da publicidade

Compartilhe:

Facebook Twitter WhatsApp Telegram
Tarcísio pede financiamento para expansão da Linha 2-Verde

Tarcísio pede financiamento para expansão da Linha 2-Verde | Francisco Cepeda/Governo do Estado

O governador Tarcísio de Freitas (Republicanos) requisitou financiamento de R$ 2,4 bilhões para as obras de expansão da Linha 2-Verde do Metrô de São Paulo. O Governador pediu mais U$ 250 milhões para aquisição de sistemas de sinalização, fornecimento de energia elétrica e telecomunicações.

Continua depois da publicidade

O texto do projeto de lei foi publicado nesta segunda-feira (03/06), no Diário Oficial.

Ampliação do Metrô

O projeto de expansão da Linha 2-Verde foi anunciado em 2012 por Geraldo Alckmin (ex-PSDB e atual PSB), então governador e atual vice-presidente, e previa novas estações entre a Vila Prudente e o bairro de Bonsucesso, em Guarulhos, na Grande São Paulo.

O primeiro trecho da obra, Vila Prudente à Penha, na zona leste de SP, tinha prazo para entrega em 2016. Por enquanto, nada ainda foi inaugurado.

Continua depois da publicidade

O novo cronograma prevê finalizar as obras do primeiro trecho em 2027, já o resto da expansão deve ser entregue em 2029. 

“O Metrô vem conduzindo a expansão da linha até Penha, o que permitirá atender a um carregamento de aproximadamente 55.000 passageiros/hora/sentido. Para isso, serão necessários recursos financeiros para continuidade das obras civis em plena execução, bem como para a aquisição de sistemas para operacionalizar a nova configuração da Linha 2-Verde que passará a contar com 22 estações e 23,1 quilômetros de extensão. Tais recursos serão obtidos pelas operações de crédito constantes do Projeto de Lei ora apresentado”, segundo trecho do texto publicado no Diário Oficial.

Estação Anália Franco

Em 2023, R$ 3,6 bilhões foram destinados ao financiamento de obras de expansão da Linha 2-Verde. Segundo estimativa do governo, a escavação da linha deve chegar na futura estação Anália Franco neste mês.

Continua depois da publicidade

Continua depois da publicidade

Continua depois da publicidade

Continua depois da publicidade

Conteúdos Recomendados