Entre em nosso grupo
2
Cotidiano
Força radical do Talibã voltam ao poder no país desde 2001
Continua depois da publicidade
Combatentes do Taleban montam guarda na estrada que leva ao Aeroporto Internacional Hamid Karzai, em Cabul, no Afeganistão | /RAHMAT GUL/ASSOCIATED PRESS
No último domingo (15), o Talibã, organização sinônimo de radicalismo fundamentalista, voltou ao poder após 20 anos. Desde 13 de outubro de 2001, suas tropas não entravam em Cabul, quando tiveram que se retirar da capital sob o chamado bombardeio americano da Aliança do Norte.
Continua depois da publicidade
A ocupação sem resistência e a fuga do presidente Ashraf Ghani causaram grande pânico na cidade. Milhares de pessoas foram para o aeroporto de Cabul tentando deixar o país na segunda-feira (16), o que fez com que voos fossem cancelados.
Na noite de domingo (15), o palácio em Cabul foi ocupado pelos revolucionários, desencadeando cenas de desespero e caos no aeroporto da capital, que é a única saída do país. Em vídeos nas redes sociais é possível ver milhares de pessoas esperando na pista do aeroporto. Várias pessoas, a maioria jovens, agarraram-se às escadas e tentaram entrar no avião.
Devido à situação caótica, voos comerciais foram cancelados. Autoridades aeroportuárias e empresas internacionais suspenderam os sobrevoos do país a pedido do Afeganistão e do tráfego militar dos EUA.
Continua depois da publicidade
As ruas de Cabul estão sendo monitoradas por talibãs armados, especialmente a "Zona Verde", que costumava ser uma área altamente fortificada e de abrigo a embaixadas e organizações internacionais.
Na conta do Twitter a favor dos insurgentes, há notícias de que o Taleban foi calorosamente recebido em Cabul, e mulheres jovens foram a escola na segunda-feira. Eles também afirmaram que milhares de combatentes estão chegando à capital para garantir a segurança.
Servir nossa nação
Continua depois da publicidade
Depois de fugir do país, Ghani reconheceu a vitória do Taleban no domingo. Em um vídeo postado nas redes sociais, o cofundador do Talibã, Abdul Ghani Baradal, anunciou a vitória do movimento. “Agora temos que provar que podemos servir ao país e garantir segurança e bem-estar”, afirmou.
O colapso das forças de segurança afegãs está completo, e a força recebeu bilhões de dólares em financiamento do governo dos EUA por 20 anos.
Depois que as tropas estrangeiras, principalmente americanas, começaram a se retirar, o movimento radical islâmico lançou uma ofensiva em maio.
Continua depois da publicidade
Há 20 anos, o Talibas se recusou a entregar o líder da Al Qaeda, Osama bin Laden, após o ataque de 11 de fevereiro de 20 anos atrás, foi expulso pelas forças da coalizão liderada pelos EUA e assumiu o controle em 10 dias. Setembro de 2001.
Continua depois da publicidade
Continua depois da publicidade
Continua depois da publicidade