Entre em nosso grupo
2
Cotidiano
Pedágios Free Flow impulsionaram a adesão às tags no estado de São Paulo
Continua depois da publicidade
Pedágios Free Flow cobram as tarifas por meio de tags | Divulgação
Impulsionada pela criação dos pedágios Free Flow, as tags de pagamento automático atingiram a marca de mais de 12 milhões de usuários no Brasil, com perspectiva de chegar a 20 milhões em um intervalo de três anos.
Continua depois da publicidade
Além das rodovias, os serviços de tags (ConectCar, Taggy, Move Mais, Sem Parar e Veloe) são aceitos em mais de 10 mil estabelecimentos, como drive-thrus, estacionamentos e postos de combustíveis, segundo informações da Associação Brasileira das Empresas de Pagamento Automático para Mobilidade (Abepam).
A nova tecnologia de “pedágios de fluxo livre”, na tradução literal, implementou a chegada das tags no País e, recentemente, em São Paulo, com a instalação do Free Flow na Dutra e no Contorno Sul da Tamoios, por exemplo.
Os pedágios Free Flow permitem que os carros sigam em suas velocidades, sem a necessidade de parar para pagar a tarifa, e funcionam por meio de câmeras e sensores de identificação.
Continua depois da publicidade
A tecnologia identifica a velocidade, a placa e a tag do veículo, para que a cobrança das taxas seja feitas. Assim que um carro atravessa um pedágio, o motorista com tag paga automaticamente a tarifa, enquanto aquele sem a tag deve pagar o valor em até 30 dias.
Em caso de evasão de pedágio, o motorista será multado em R$ 195,23 e receberá cinco pontos na Carteira Nacional de Habilitação (CNH).
Continua depois da publicidade
Continua depois da publicidade
Continua depois da publicidade