Entre em nosso grupo
2
Cotidiano
A Vigilância Sanitária de Taboão da Serra emitiu um alerta à população de que há golpistas na cidade e região se passando por agentes de fiscalização
Continua depois da publicidade
Golpistas entram em contato com as vítimas por telefone ou e-mail e solicitam pagamentos para agilizar inspeções | Divulgação
Nesta segunda-feira (11), a Vigilância Sanitária de Taboão da Serra emitiu um alerta à população de que há golpistas na cidade e região se passando por agentes de fiscalização e reforçou que não cobra pelas consultas sobre Licenças Sanitárias.
Continua depois da publicidade
Segundo o órgão, os golpistas tem como alvo estabelecimentos que são sujeitos à fiscalização da Coordenação de Vigilância Sanitária (Visa), como farmácias, mercados, açougues, padarias, indústrias, clínicas, entre outros.
Ainda de acordo com a Vigilância, o golpe funciona da seguinte forma: pessoas se passam por técnicos da Vigilância Sanitária, entram em contato com as vítimas por telefone ou e-mail e solicitam pagamentos para agilizar inspeções, reduzir o valor de taxas, multas ou falsas emissões de licenças sanitárias. Geralmente, os golpistas informam um número de celular para retorno e solicitam que o pagamento dos valores seja feito via pix ou depósito bancária. Os fraudadores ainda ameaçam os donos dos estabelecimentos, dizendo que caso o valor não seja pago, a licença não será emitida ou ficará suspensa.
Até o momento, a Visa de Taboão da Serra teve ciência de duas tentativas de golpe dessa natureza em empresas de grande porte da região. No entanto, o órgão municipal teme que estabelecimentos menores, sejam os principais alvos.
Continua depois da publicidade
“A Vigilância Sanitária de Taboão da Serra não cobra pelas consultas sobre Licenças Sanitárias, que são realizadas gratuitamente por e-mail ou telefone fixo prefeitura. Quanto às taxas e multas, elas são expedidas através das centrais Atende (Pirajuçara ou Centro) e devem ser pagas na rede bancária, nunca através de deposito em conta ou pix. Além disso, durante as inspeções os servidores que fazem parte do Grupo Técnico estão devidamente identificados com crachá da prefeitura e nunca cobram taxas no local de inspeção”, alerta a diretora da VISA, Patrícia Marchezin Fernandes.
O secretário de Saúde José Alberto Tarifa orienta o que fazer. “Caso você ou seu estabelecimento tenham sido vítimas desse tipo de golpe, orientamos que procure a Delegacia de Polícia mais próxima, faça o registro do Boletim de Ocorrência e comunique o Vigilância Sanitária assim que possível”, explica.
Serviço
Continua depois da publicidade
Secretaria de Saúde de Taboão da Serra
Coordenação de Vigilância Sanitária (VISA)
Travessa dos Lírios, 125, Parque Assunção
Tel.: 4788-5602
[email protected]
De segunda a sexta-feira, das 8h às 17h
Continua depois da publicidade
Continua depois da publicidade
Continua depois da publicidade