Entre em nosso grupo
2
Cotidiano
Segundo informou a Secretaria de Saúde, foram 226 notificações, com 149 negativos, 10 suspeitos aguardando resultados, e nenhum óbito pela doença
Continua depois da publicidade
Prefeitura de Taboão da Serra afirma trabalhar durante todo o ano para combater o mosquito Aedes Aegypti | Elias Costa/Governo do RS
Taboão da Serra registrou 67 casos positivos de dengue até a última terça-feira (26). Segundo informou a Secretaria de Saúde, foram 226 notificações, com 149 negativos e 10 suspeitos aguardando resultados. Não há registro de óbitos pela doença no município.
Continua depois da publicidade
A Prefeitura de Taboão da Serra afirma trabalhar durante todo o ano para combater o mosquito Aedes Aegypti. Além de manter ações de prevenção para eliminar criadouros do transmissor da dengue, zika vírus e chikungunya, como palestras educativas com a equipe do Centro de Controle de Zoonoses. As informações foram divulgadas pelo "Portal O Taboanense".
Moradores que apresentarem sintomas da doença, como febre alta, dor de cabeça, dor atrás dos olhos e dores no corpo, deve procurar de imediato uma Unidade de Saúde (UBS) mais próxima de sua residência.
Dengue
Continua depois da publicidade
A dengue é transmitida pela picada da fêmea do mosquito Aedes aegypti infectada com o vírus. A principal medida é eliminar os criadouros do mosquito. Os sintomas febre, dor de cabeça, dores musculares e nas articulações, dor atrás dos olhos e manchas vermelhas na pele.
A doença pode evoluir para uma forma mais grave e ocasionar sangramento na pele, mucosas, órgãos internos e até levar à morte. Não existe medicamento específico contra a dengue, mas os sintomas podem ser aliviados com o uso de remédios para dor ou febre, prescritos pelo médico. Para prevenir o agravamento da doença, é importante ingerir bastante líquido. Não devem ser usados medicamentos à base de ácido acetilsalicílico (Aspirina, Melhoral, AAS) e anti-inflamatórios, pois podem aumentar o risco de hemorragias.
Sobre o Aedes aegypti
Continua depois da publicidade
A infestação do mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue, zika e chikungunya é beneficiada pelo acúmulo indevido de água e pelo descarte e destinação inadequados de resíduos sólidos.
Evite a reprodução do mosquito, siga as dicas:
Continua depois da publicidade
Continua depois da publicidade
Continua depois da publicidade