Entre em nosso grupo
2
Cotidiano
O encontro que acontecerá na próxima segunda-feira (29), das 12h às 17h, no Cemur, tem como objetivo debater a importância da arte e turismo
Continua depois da publicidade
O Cemur em Taboão da Serra fica localizado na Praça Nicola Vivilechio, nº 151, no Jardim Bontempo | SECOM/PMTS
Taboão da Serra será palco do I Fórum Paulista de Artes e Artesanato. O encontro que acontecerá na próxima segunda-feira (29), das 12h às 17h, no Cemur, na Praça Nicola Vivilechio, nº 151, no Jardim Bontempo, tem como objetivo debater a Lei Federal nº 13.180/2015, que dispõe sobre a profissão de artesão, e levantar a pauta da importância da regulamentação da norma.
Continua depois da publicidade
Reconhecimento
De acordo do Everaldo Calmon Barreto, presidente da Associação dos Artesãos e Artistas de Taboão da Serra (ARARATS) a Lei Federal 13.180 foi sancionada em 2015 e até o momento não foi regulamentada. “Essa lei reconhece os artesãos como profissionais, para que recebam o mesmo tratamento que os demais artistas, como os artistas plásticos, por exemplo, mas até o momento não foi regulamentada. Então, nosso objetivo com esse I Fórum é conversar com os artesãos da nossa região para fazermos um documento que será entregue às autoridades Federais para que se comprometam a retomar o processo de regulamentação, para que quem vive de sua arte tenha seus direitos assegurados, como carteira de trabalho assinada, acesso ao INSS, entre outros benefícios”, explicou.
O I Fórum Paulista de Artes e Artesanato conta com o apoio da Prefeitura de Taboão da Serra, através da Secretaria de Cultura e Turismo, e é organizado pela Associação dos artistas e artesões de Taboão da Serra (ARARATS) com a participação do Sindicato dos Artesãos do Estado de São Paulo (SINDIARTES) em parceria com a Federação das Associações, Cooperativas e Grupos Produtivos de Artesãos do Estado de São Paulo (FEDART-SP) e com o grupo Artesãos Empreendedores de São Paulo (AESP). Inclusive os presidentes das três instituições estarão presentes, Rafael Abud, Susi Cleide e Lindolfo dos Santos, respectivamente.
Continua depois da publicidade
Integração dos municípios
Além dos artesãos de Taboão da Serra, participarão da reunião artesãos de todos os município do Consórcio Intermunicipal da Região Sudoeste da Grande São Paulo (Conisud), no caso Embu das Artes, Itapecerica da Serra, Juquitiba, São Lourenço da Serra, Embu-Guaçu, Cotia e Vargem Grande Paulista.
“Todo artesão das cidades da nossa região devem participar. Esse é o momento que temos para promover a integração entre os municípios e fortalecer o papel de artesão em todas as cidades, dar ênfase aos trabalhos e fazer com que todos sejam reconhecidos e assegurados”, completou o presidente da ARARATS.
Continua depois da publicidade
O secretário de Cultura e Turismo de Taboão da Serra, Binho afirmou que “o Governo Municipal é comprometido em valorizar os artistas e artesãos da nossa cidade, inclusive estamos retomando a realização da tradicional Feira de Artes e Artesanatos. Sediar o I Fórum Paulista de Artes e Artesanato é um privilégio, pois poderemos não só fomentar, mas também fortalecer essa ação em prol dos artesãos de Taboão da Serra, da nossa região e de todo o Estado”.
Serviço:
I Fórum Paulista de Artes e Artesanato em Taboão da Serra
Segunda-feira, 29/8 | Das 12h às 17h
Local: Cemur - Praça Nicola Vivilechio, 151, Jardim Bontempo
Continua depois da publicidade
Continua depois da publicidade
Continua depois da publicidade