A+

A-

Alternar Contraste

Quinta, 19 Setembro 2024

Buscar no Site

x

Entre em nosso grupo

2

WhatsApp
Home Seta

Cotidiano

Taboão da Serra e região promovem 'Dia D' de vacinação contra a paralisia infantil neste sábado

O horário de atendimento será das 8h às 16h em todas as Unidades Básicas de Saúde do estado de São Paulo

Matheus Herbert

07/06/2024 às 14:15  atualizado em 07/06/2024 às 14:42

Continua depois da publicidade

Compartilhe:

Facebook Twitter WhatsApp Telegram
A poliomielite, doença infectocontagiosa aguda, é caracterizada pela contaminação pelo poliovírus que pode causar paralisia muscular dos membros inferiores

A poliomielite, doença infectocontagiosa aguda, é caracterizada pela contaminação pelo poliovírus que pode causar paralisia muscular dos membros inferiores | Divulgação/MS

A Secretaria de Estado da Saúde (SES), promove neste sábado (8/6), o “Dia D” vacinação para todas as crianças de 1 a 4 anos de idade que devem ser vacinadas contra a poliomielite - paralisia infantil. Taboão da Serra, Embu das Artes, Itapecerica da Serra e as demais cidades da região irão participar da campanha. O horário de atendimento será das 8h às 16h. 

Continua depois da publicidade

A poliomielite, doença infectocontagiosa aguda, é caracterizada pela contaminação pelo poliovírus que pode causar paralisia muscular dos membros inferiores, de forma assimétrica e irreversível, em casos graves podendo evoluir a óbito, sendo a vacinação a principal forma de prevenção.

Importância da vacina

Até o último dia 3 de junho, no estado, foram vacinadas 36.786 crianças entre 1 a 4 anos de idade, de acordo com o Painel de Monitoramento do Ministério da Saúde (MS). Os números apresentam uma baixa adesão do público-alvo, conforme explica a enfermeira e diretora da Divisão de Imunização da SES, Ligia Nerger.

“É de extrema importância que os pais ou responsáveis levem as crianças para se vacinar, pois, ainda que a doença tenha sido eliminada no Brasil, outros países apresentam casos de pólio, o que traz o risco de reintrodução da doença. Portanto, os níveis de baixa adesão são preocupantes”, afirma.

Continua depois da publicidade

A campanha faz parte do processo de mudança do esquema vacinal das crianças, que se deve às conquistas obtidas no processo de interrupção do poliovírus no Brasil. A pólio selvagem está eliminada no Brasil desde 1989 e em São Paulo desde 1988. O ato fez com que o país recebesse a certificação de área livre da doença em 1994.

Continua depois da publicidade

Continua depois da publicidade

Continua depois da publicidade

Conteúdos Recomendados