A+

A-

Alternar Contraste

Quinta, 19 Setembro 2024

Buscar no Site

x

Entre em nosso grupo

2

WhatsApp
Home Seta

Cotidiano

Taboão da Serra celebra Dia Internacional do Idoso com seminário e premiações

Ação aconteceu no Cemur, neste último dia 30, e apresentou um debate sobre as políticas públicas de saúde voltadas para a melhor idade

Maria Eduarda Guimarães

18/10/2022 às 12:35  atualizado em 18/10/2022 às 12:57

Continua depois da publicidade

Compartilhe:

Facebook Twitter WhatsApp Telegram
Temas como direitos sociais, incidência de quedas, alimentação saudável e prática de exercícios físicos foram abordados durante o Seminário da Pessoa Idosa

Temas como direitos sociais, incidência de quedas, alimentação saudável e prática de exercícios físicos foram abordados durante o Seminário da Pessoa Idosa | Divulgação

No último dia 30, o Cemur recebeu  o Seminário da Pessoa Idosa,  realizado pelo Conselho Municipal da Pessoa Idosa em parceria com as Secretarias de Assistência Social e Cidadania (SAS), Esportes e Lazer (SEMEL) e Saúde (SMS). O evento celebrou o Dia Nacional e Internacional do Idoso - comemorado no dia 1 de outubro - e apresentou um debate sobre as políticas públicas de saúde voltadas para a melhor idade. 

Continua depois da publicidade

A cerimônia contou com as presenças do vereador Anderson Nóbrega, dos secretários de Assistência Social, Wagner Eckstein; de Saúde, José Alberto Tarifa; e Esportes e Lazer, Olívio Nóbrega. Também prestigiaram e fizeram parte da solenidade o presidente do Conselho Municipal de Segurança Alimentar e Nutricional (COMSEA), Mario dos Santos e o presidente do Conselho Municipal do Idoso (CMI), Edson Ferreira.

“É uma honra estar aqui com todos vocês e poder participar do Seminário da Pessoa Idosa. A importância do seminário é ter a participação de todos nós aqui não só para discutir a política pública da pessoa idosa, mas para refletir sobre aquilo que é a coisa mais importante da nossa vida: a saúde. Eu agradeço imensamente a presença e a participação de todos vocês aqui”, afirmou Edson Ferreira, presidente do CMI.


Todos os presentes entoaram o Hino Nacional Brasileiro e o Grupo da Melhor Idade do município realizou uma apresentação de coral cantando o Hino de Taboão da Serra. No final do evento, o Grupo de Dança do Centro de Convivência do Idoso (CCI) Maria Rosa realizou um espetáculo.

Continua depois da publicidade

“É uma alegria e responsabilidade estar aqui. Gostaria de parabenizar a todos pelo Seminário, pela organização. Compartilho com vocês programas os avanços na área de assistência social para a terceira idade: o Acesso Digital, que tem 70% do público composto por idosos que não têm internet ou dificuldade de acessar os serviços sociais. Outra ferramenta é o Renda Taboão, que atende de maneira prioritária este público. O que convenceu o prefeito a instituir o Renda Taboão foi que nós percebemos que muitos idosos entre 60 e 64 anos não têm renda, não conseguem acessar o Auxílio Brasil, e estão desempregados”, declarou Wagner Eckstein, secretário de Assistência Social e Cidadania.

“A população idosa cresceu no Brasil e no mundo, por isso uma nova construção na cidade precisa ter acessibilidade, precisa ter corrimão, mobilidade. Precisa pensar nos mínimos detalhes preparando a cidade para o futuro, e o futuro já está aí. É justamente adequar para a população que será uma das maiores da cidade e do país: os idosos”, completou Edson Ferreira.

Profissionais de saúde da UNICID (Universidade Cidade de São Paulo) orientaram o público acerca de diversos temas, como: acolhimento social; direitos de gratuidade e descontos; armazenamento correto de medicamentos; como adquirir e receber remédios de forma gratuita pelo SUS (Sistema Único de Saúde); alimentação saudável e prevenção de doenças comuns entre a população idosa, como diabetes e pressão alta; incidência de quedas e saúde bucal; atividade física; sexualidade e prevenção de ISTs (Infecções Sexualmente Transmissíveis).

Continua depois da publicidade

Após o seminário, aconteceu a premiação para os idosos que participaram do 1º JOMMITS (Jogos Municipais da Melhor Idade de Taboão da Serra). Com a intenção de incentivar a prática de atividades físicas pelos idosos, os jogos promoveram partidas de diversas modalidades, como xadrez, dama, dança, buraco, dominó, truco, vôlei adaptado. O professor e organizador da competição, Márcio Almeida, entregou as premiações para os atletas.

“Pra mim é uma honra estar a frente da pasta de esportes. Desde que essa posição me foi confiada, nós das secretarias temos trabalhado em união, o que permitiu a realização do JOMMITS para vocês. Agradeço e parabenizo a minha equipe do esporte, em especial o Márcio, que organizou os jogos”, disse Olívio Nóbrega, secretário de Esportes e Lazer.

“Nosso prefeito faz questão de que ter um Governo voltado para ações sociais. A intenção  é amenizar as desigualdades sociais e dar qualidade de vida para todas as pessoas, de todas as idades. Para isso, a gente precisa ter um olhar diferenciado para cada setor da sociedade, e o prefeito Aprígio tem esse olhar, tem essa intenção, principalmente com os idosos”, falou José Alberto Tarifa, secretário da Saúde.

Continua depois da publicidade

Continua depois da publicidade

Continua depois da publicidade

Conteúdos Recomendados