A+

A-

Alternar Contraste

Sexta, 04 Abril 2025

Buscar no Site

x

Entre em nosso grupo

2

WhatsApp
Home Seta

Cotidiano

SUS amplia acesso ao tratamento da doença falciforme com novo medicamento

Acúmulo de ferro no organismo pode causar danos graves a órgãos vitais

Isabela Alves

04/04/2025 às 16:45

Continua depois da publicidade

Compartilhe:

Facebook Twitter WhatsApp Telegram
Cerca de 60 mil brasileiros vivem com a doença no Brasil

Cerca de 60 mil brasileiros vivem com a doença no Brasil | Agência Brasil

O Sistema Único de Saúde (SUS) vai distribuir gratuitamente o medicamento deferiprona para o tratamento da sobrecarga de ferro em pacientes com doença falciforme.

Continua depois da publicidade

O anúncio foi feito pelo Ministério da Saúde na última quinta-feira (3/4). A Pasta destacou que o acúmulo de ferro no organismo, se não tratado, pode causar danos graves a órgãos vitais como coração, fígado e glândulas endócrinas.

A doença falciforme tem como característica o excesso de ferro, já que os pacientes precisam fazer transfusões sanguíneas frequentes, realizadas para controlar crises de dor e outras complicações.

O novo remédio ofertado pelo SUS possui uma substância que se liga ao ferro em excesso no corpo e facilita sua eliminação pela urina. Neste ano, o SUS também passou a oferecer tratamento milionário para doença rara em bebês.

Continua depois da publicidade

O Ministério da Saúde estima que, no Brasil, cerca de 60 mil pessoas vivam com a doença, sendo que a maioria delas são pessoas negras.

A doença falciforme é uma doença genética e hereditária que faz com que os glóbulos vermelhos tenham formato de foice. A alteração prejudica a circulação sanguínea, causando dor intensa, anemias, infecções e complicações em diversos órgãos.

TAGS :

Continua depois da publicidade

Continua depois da publicidade

Continua depois da publicidade

Conteúdos Recomendados