Entre em nosso grupo
2
Cotidiano
Para STF é constitucional o limite de 30 anos para ingressar na GCM da capital paulista
Continua depois da publicidade
Guarda Civil Metropolitana de São Paulo | João Luiz/Secom
O Supremo Tribunal Federal (STF) determinou ser constitucional o limite de 30 anos de idade para ingressar na Guarda Civil Metropolitana (GCM) de São Paulo. A regra havia sido imposta pelo artigo de uma lei aprovada pela Câmara em 2022.
Continua depois da publicidade
Com essa decisão, tomada na última terça (26/11), o STF cassou decisão do Tribunal de Justiça de São Paulo (TJSP), que havia decidido pela inconstitucionalidade da lei paulistana.
A Procuradoria da Câmara Municipal argumentou que a retirada do limite etário violaria entendimento do STF, segundo o qual é razoável a limitação de idade para inscrição em concurso público ao cargo de carreira que integra o Sistema Único de Segurança Pública.
"A lei aprovada pelos vereadores, portanto, está em plena consonância com o que já havia sido fixado anteriormente pelo próprio STF", explicou o procurador-geral legislativo da Câmara, Paulo Augusto Baccarin.
Continua depois da publicidade
O relator do caso no STF foi o ministro Alexandre de Moraes, que acolheu as alegações da Procuradoria.
Hoje, a GCM paulistana tem cerca de 7,3 mil agentes. Em 2023, mil novos guardas foram empossados pelo prefeito Ricardo Nunes (MDB), em cerimônia no Anhembi, zona norte de São Paulo.
Continua depois da publicidade
Continua depois da publicidade
Continua depois da publicidade