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Cotidiano

Startup recifense utiliza tecnologia semelhante à do Chat GPT; saiba detalhes

Plataforma lançada em 2018, Koy Inteligência Jurídica, utiliza inteligência artificial para acelerar fluxos de escritórios jurídicos corporativos

Leonardo Sandre

29/03/2023 às 17:00  atualizado em 29/03/2023 às 17:07

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Reconhecida pela IBM como uma das 35 líderes globais pioneiras em Inteligência Artificial para área jurídica, Karla é fundadora e CEO da KOY Inteligência Jurídica

Reconhecida pela IBM como uma das 35 líderes globais pioneiras em Inteligência Artificial para área jurídica, Karla é fundadora e CEO da KOY Inteligência Jurídica | Divulgação

Se tratando de tecnologia e suas novidades, certamente o Chat GPT é o assunto do momento. A inteligência artificial mais comentada dos últimos três meses foi desenvolvida pela empresa norte-americana "Open AI" e chama a atenção de especialistas pela capacidade de interagir com os usuários elaborando textos completos e coesos a partir de uma extensa base de dados que consegue imitar capacidades humanas de forma bem convincente.

Porém, cinco anos antes, em 2018, uma startup brasileira chamada Koy, sediada em Recife, já fazia algo bem semelhante ao Chat GPT. Ainda em 2016, a advogada Karla Capela começou a desenvolver sua própria inteligência artificial, denominada "i-norma". A inovação buscava preencher uma lacuna percebida pela profissional dentro do cenário jurídico corporativo.

Já estabelecida no mercado, a Koy atua automatizando e acelerando fluxos internos dos jurídicos corporativos e trazendo de forma interativa inferências sobre orientações de eventos judiciais, fazendo isso usando conceitos modernos como o de gêmeo digital e de gamificação.

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Na prática, a aplicação da IA permite que o jurídico corporativo seja uma área estratégica com o olhar voltado para o setor financeiro, já que através dos seus recursos tecnológicos é possível visualizar todos os processos e suas características, possibilitando uma due dilligence permanente e extremamente fácil de ser e acompanhada nos dashboards interativos da plataforma.

A semelhança entre as tecnologias brasileira e estrangeira foi reconhecida pelo próprio Chat GPT:

“Ambos os sistemas usam técnicas de processamento de linguagem natural para entender a linguagem escrita e gerar respostas coerentes e relevantes. Além disso, tanto o Chat GPT quanto a i-norma podem ser personalizados e treinados para atender a necessidades específicas de cada usuário ou empresa. No entanto, cada plataforma tem suas próprias características e recursos únicos, por isso é importante avaliar qual delas é mais adequada para cada caso específico”.

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Atenta à semelhança entre sua plataforma e o Chat GPT, a CEO do Koy comentou sobre o pioneirismo de sua inteligência artificial: “foi uma honra o próprio Chat GPT pontuar a semelhança entre o Koy e a tecnologia deles, que está sendo tão exaltada. Isso mostra que devemos reconhecer as inovações que crescem aqui no Brasil e não apenas o que vem de fora do País”, disse Karla, que foi reconhecida como uma das 35 líderes globais pela IBM devido a sua criação.

O certo é que o cenário indica um direcionamento bem claro e sem volta: novas tecnologias como o Koy e o Chat GPT serão cada vez mais comuns e aprimorados para solucionar deficiências humanas.

Uma pesquisa da líder global de mercado Ipsos, realizada para o Fórum Econômico Mundial, mostrou que 57% dos brasileiros acreditam que os recursos proporcionados pela inteligência artificial são benéficos, o que significa que quase seis em cada dez brasileiros apontam que serviços e produtos que usam IA trazem mais vantagens do que desvantagens. Nas empresas, essas ferramentas também avançam a cada ano. Segundo a pesquisa global de adoção de IA da IBM de 2022, 34% das empresas relataram que estão explorando o uso de IA.

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“Como falou Steve Jobs em uma de suas entrevistas, a tecnologia é a bicicleta do ser humano, e torna ele invencível perante à natureza. Somos essa bicicleta do mundo jurídico”, aponta Karla.

Sobre Karla Capela:

Reconhecida pela IBM como uma das 35 líderes globais pioneiras em Inteligência Artificial para área jurídica, Karla é fundadora e CEO da KOY Inteligência Jurídica.
Também é Diretora Executiva e Sócia da Raimundo & Capela, escritório especialista com atuação na área de seguros para contencioso estratégico de massa no Norte e Nordeste do País onde, em 2014, aplicou de forma pioneira metodologias ágeis (SCRUM), cuja implantação e desenvolvimento se transformou na Koy.

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