Entre em nosso grupo
2
Continua depois da publicidade
Nesta semana, a Gazeta publicou uma matéria em que mostra que há em São Paulo 61 ônibus circulando com mais de 10 anos de fabricação, o que é proibido na Capital.
Continua depois da publicidade
A assessoria da SPTrans entrou em contato com a redação nesta quarta-feira para fazer esclarecimentos referentes à reportagem, produzida a partir de levantamentos feitos pelo SP1, da "TV Globo".
"A SPTrans informa que nos contratos emergenciais existentes a vida útil do veículo é estipulada em até dez anos contados a partir do Ano Modelo, após esta data é concedido mais 12 meses para a efetiva substituição do carro", diz a nota.
A SPTrans também explica que quanto mais avançada é a idade do veículo a vistoria é feita de forma mais rigorosa e frequente.
Continua depois da publicidade
A reportagem mostra que 60 desses ônibus em funcionamento da Capital são da mesma empresa, a Via Sul, que atua na zona sul. Em relação à Via Sul, a SPTrans ressalta que dos 60 ônibus, 34 já foram substituídos e os 26 restantes devem ser retirados de circulação até o fim deste mês de março, e não até o fim do ano, como citado na matéria. Já os 1.600 ônibus de 2018, que estão dentro do prazo contratual, serão substituídos gradativamente.
Por fim, a SPTrans explica que "a frota vem sendo renovada gradativamente, enquanto está em processo de Licitação a nova rede", destacando que os novos ônibus terão ar-condicionado, acessibilidade, wi-fi, entrada USB e motores menos poluentes. (GSP)
Continua depois da publicidade
Continua depois da publicidade
Continua depois da publicidade