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Cotidiano

São Paulo terá 649 novos radares em rodovias; veja locais

Medida foi publicada pelo governo estadual no Diário Oficial na manhã desta segunda-feira; Gazeta já havia anunciado os aparelhos em maio deste ano

Matheus Herbert

05/08/2024 às 17:55  atualizado em 05/08/2024 às 20:05

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A gestão Tarcísio de Freitas vai instalar até janeiro do ano que vem 649 novos radares em rodovias que cortam o Estado e são administradas pelo Departamento de Estradas de Rodagem (DER)

A gestão Tarcísio de Freitas vai instalar até janeiro do ano que vem 649 novos radares em rodovias que cortam o Estado e são administradas pelo Departamento de Estradas de Rodagem (DER) | Reprodução

A gestão Tarcísio de Freitas (Republicanos) vai instalar até janeiro do ano que vem 649 novos radares em rodovias que cortam o estado de São Paulo e são administradas pelo Departamento de Estradas de Rodagem (DER). A medida foi publicada no Diário Oficial na manhã desta segunda-feira (5/8). 

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A reportagem da Gazeta já havia anunciado em maio deste ano os novos radares nas rodovias. A lista completa com todos os pontos que terão radares pode ser acessada aqui

Sem radares desde março 

As rodovias paulistas estão sem radares de fiscalização desde março deste ano, quando os contratos anteriores venceram. Só rodovias privatizadas, administradas por concessionárias, têm equipamento, operados pelo governo.

O governo Tarcísio de Freitas (Republicanos) estima pagar até R$ 202,6 milhões pela contratação do serviço que, além da instalação dos aparelhos, será responsável por obras estruturais e pela sinalização do controle eletrônico de velocidade.

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Esses radares, segundo o edital de licitação, devem multar, inclusive, motoristas que usarem o acostamento para tentar driblar a fiscalização eletrônica.

Eles ainda farão leitura automática de placas e contagem de veículos. O objetivo é ter uma fiscalização ainda mais dura com os motoristas que tentam dar um de 'malandro' em pontos de fiscalizações. 

Processo de licitação e arrecadação

A expectativa é que o processo licitatório, —com análise de documentos e de capacidade de implantação dos aparelhos pelas empresas vencedoras, e possíveis recursos das perdedoras termine até o fim de setembro. A partir daí, serão cerca de 90 dias para instalação e aferição pelo Ipem (Instituto de Pesos e Medidas). O texto conta com informações da "Folhapress". 

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As empresas serão responsáveis pela instalação e gestão da estrutura. O valor arrecadado com multas de trânsito vai para os cofres do governo.

O DER administra 13 mil dos 22 mil km da malha rodoviária paulista, os demais estão sob a concessão privada. 
 

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