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Cotidiano
No ano passado, Prefeitura anunciou meta de renovar e eletrificar 20% da frota de ônibus até 2024
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Frota de ônibus elétrica era para ser de 2.600 veículos | Divulgação
O número de ônibus elétricos de São Paulo é o menor entre as cidades da América Latina. Se comparado a outras capitais, como Santiago e Bogotá, a distância entre a realidade e as metas estabelecidas ficam ainda maiores.
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O processo de eletrificação dos ônibus na cidade de São Paulo começou em 2019, com a entrega dos primeiros veículos movidos a bateria. A ideia era substituir os modelos a diesel pelos elétricos, que usam bateria e têm baixa emissão de poluentes.
Segundo o Estadão, no ano passado, a prefeitura anunciou meta de renovar e eletrificar 20% da frota de ônibus da cidade até o final de 2024, o que corresponde a 2.400 veículos elétricos.
Apenas 50 ônibus foram entregues no ano passado. Atualmente, a frota conta com 380 ônibus elétricos (sendo 201 trólebus e os demais adquiridos pela Prefeitura de São Paulo movidos à bateria). Ou seja, faltam mais de 2 mil para chegar à meta anunciada pela prefeitura até o fim do ano.
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No Programa de Metas 2020-2024 apresentado pela Prefeitura, a frota de ônibus elétrico era de 2.600 veículos. O projeto é uma parceria com a Enel X, empresa de soluções em energia do Grupo Enel.
Segundo a empresa, cada ônibus elétrico em circulação evita a emissão de cerca de 118 toneladas de CO na atmosfera por ano.
Veja quantidade em cada cidade:
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