A+

A-

Alternar Contraste

Sábado, 16 Novembro 2024

Buscar no Site

x

Entre em nosso grupo

2

WhatsApp
Home Seta

Cotidiano

SP tem 469 mortes por Covid-19 em 24h em dia seguinte de bater recorde

Taxa de ocupação de leitos de UTI para o novo coronavírus é de 83% no Estado; 6 cidades da Grande SP têm UTIs 100% ocupadas

Bruno Hoffmann

10/03/2021 às 18:02  atualizado em 10/03/2021 às 18:31

Continua depois da publicidade

Compartilhe:

Facebook Twitter WhatsApp Telegram
Secretaria atualizou casos e mortes relacionadas a Covid-19 no Estado

Secretaria atualizou casos e mortes relacionadas a Covid-19 no Estado | Fusion Medical Animation/Unsplash

O estado de São Paulo chegou nesta quarta-feira a 469 novas mortes e a 2.149.561 casos da Covid-19. No dia anterior, o Estado havia alcançado o recorde de número de óbitos pela doença em 24 horas, com 517 vítimas fatais registradas em 24 horas.

Continua depois da publicidade

De acordo com a Secretaria Estadual da Saúde, neste momento a taxa de ocupação de leitos de UTI para o novo coronavírus é de 83% no Estado e de 83,6% na Grande São Paulo. As cinco cidades paulistas com mais casos absolutos da doença são São Paulo, Campinas, São José do Rio Preto, São José dos Campos e São Bernardo do Campo.

Macaque in the trees
Dados quarta-feira

Seis cidades da Grande São Paulo estão com 100% dos leitos de UTI com pacientes de Covid-19: Embu das Artes, Arujá, Mairiporã, Poá, Santa Isabel e Francisco Morato. O levantamento é do portal “G1”.

Continua depois da publicidade

A situação mais preocupante, porém, é a de Taboão na Serra, que desde sexta-feira (5) 11 pessoas morreram à espera de atendimento hospitalar. A cidade não aparece na lista porque não tem nenhum leito de UTI dedicado a atender casos exclusivos do novo coronavírus. Taboão adaptou leitos de enfermaria para garantir a ventilação mecânica de pacientes, mas não tem condições de dar suporte a casos que necessitam de hemodiálise, por exemplo.

Já as cidades de Mogi das Cruzes, Mauá, Santo André, São Bernardo do Campo e Guarulhos têm ao menos 90% dos leitos municipais de UTI ocupados. Diadema, a capital paulista, Caieiras e Barueri registram taxa de ocupação superior a 80%.

Os outros municípios da Grande São Paulo estão abaixo de 80% ou sequer têm UTIs. Três cidades não responderam ao questionamento do “G1”: Carapicuíba, Embu-Guaçu e Juquitiba.

Continua depois da publicidade

Fase vermelha
O governador João Doria (PSDB) recuou sobre a possibilidade de anunciar a fase roxa no estado de São Paulo, que restringiria ainda mais o funcionamento de serviços, durante a entrevista coletiva que concedeu na tarde desta quarta-feira no Palácio dos Bandeirantes. O tucano manteve as regras da fase vermelha do Plano São Paulo e anunciou a vacinação para idosos entre 72 e 74 anos a partir de 22 de março.

“Lembro que começaremos, em 15 de março, a vacinar as pessoas de 75 e 76 anos de idade. Uma semana depois, já iniciaremos a vacinação de pessoas com 72, 73 e 74 anos. Uma dádiva pra quem ainda tem seus pais, seus avós em vida é terem a oportunidade de prolongarem suas vidas com vacina”, disse Doria.

De acordo com informações de bastidores, o centro de contingência do novo coronavírus analisa a restrição de horário de funcionamento mesmo dos serviços essenciais, como mercados, padarias e açougues, e havia a possibilidade do governador anunciar as novas medidas hoje, o que não aconteceu. O governo também estuda a suspensão do Campeonato Paulista de futebol.

Continua depois da publicidade

Em relação à vacinação, serão 1,1 milhão de pessoas que poderão ser imunizadas ainda no mês de março. Em 3 de março, o Estado iniciou a vacinação dos idosos entre 77 a 79 anos, contemplando outros 720 mil idosos. São Paulo ultrapassou nesta terça a marca de 3,5 milhões de doses aplicadas, a maior do Brasil. Desse total, mais de 2,5 milhões foram primeira dose e 933 mil já receberam as duas doses.

Continua depois da publicidade

Continua depois da publicidade

Continua depois da publicidade

Conteúdos Recomendados