A+

A-

Alternar Contraste

Sexta, 20 Setembro 2024

Buscar no Site

x

Entre em nosso grupo

2

WhatsApp
Home Seta

Cotidiano

SP reforça efetivo de médicos após alta de doenças respiratórias

Cerca de 280 médicos e enfermeiros serão contratados em caráter emergencial no Município

22/12/2021 às 16:14

Continua depois da publicidade

Compartilhe:

Facebook Twitter WhatsApp Telegram
Além da categoria, policiais e funcionários públicos em geral também terão aumento salarial a partir de março no Estado

Além da categoria, policiais e funcionários públicos em geral também terão aumento salarial a partir de março no Estado | Heuler Andrey/DiaEsportivo/Folhapress

Preocupada com a recente alta de doenças respiratórias, a prefeitura de São Paulo decidiu contratar aproximadamente 280 médicos e enfermeiros em caráter emergencial. A medida visa garantir o atendimento à população que tem lotado as unidades de saúde do Município apresentando o quadro de síndrome gripal, além dos casos de Covid-19.

Continua depois da publicidade

Em novembro de 2021, a Secretaria Municipal de Saúde registrou 111.949 atendimentos de pessoas com sintomas gripais, sendo 56.220 suspeitos de covid-19. Neste mês, em apenas 20 dias, a secretaria contabilizou 156.629 atendimentos a cidadãos com quadro respiratório agravado, sendo 73.718 suspeitos de covid-19.

Os profissionais contratados vão reforçar as equipes de atendimento das Assistências Médicas Ambulatoriais (AMAs) e as 19 Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) da cidade, onde também serão instaladas tendas para triagem dos cidadãos com sintomas de gripe, protocolo que já vinha sendo feito nas unidades de saúde. A triagem tem por objetivo identificar se há casos de covid-19 e, dessa forma, garantir o encaminhamento apropriado dos casos gripais e evitar aglomerações nos equipamentos de saúde.

Continua depois da publicidade

O Hospital da Brasilândia foi referenciado para casos de síndromes respiratórias, o que vai permitir ao município fazer um painel viral, identificando os vírus que circulam na cidade. Desde o último dia 18, os pacientes diagnosticados com as síndromes respiratórias e que necessitam de internação já estão sendo transferidos para essa unidade hospitalar. Dos 406 leitos totais, 258 estão destinados a essa finalidade - sendo 158 de enfermaria e 100 de Unidades de Terapia Intensiva (UTI). A prefeitura informou ainda que fez a aquisição emergencial de medicamentos para atender ao aumento da demanda.

Na semana passada, a Secretaria Municipal de Saúde solicitou ao Ministério da Saúde mais doses da vacina contra o vírus Influenza, causador da gripe. Neste ano, cerca de 4,5 milhões de pessoas receberam esse imunizante na cidade de São Paulo.

Continua depois da publicidade

Continua depois da publicidade

Continua depois da publicidade

Conteúdos Recomendados