Entre em nosso grupo
2
Cotidiano
Continua depois da publicidade
A Secretaria Municipal de Transportes e Mobilidade publicou no último sábado o edital de chamamento público para empresas interessadas na implementação do sistema de compartilhamento de patinetes elétricos na Capital. Entre elas, estão Yellow e Grin, que já operam desde o ano passado em São Paulo.
Continua depois da publicidade
O chamamento da Prefeitura de São Paulo servirá para identificar oficialmente as operadoras e envolvê-las na elaboração das regras de implantação e utilização do modal. As empresas interessadas na implantação, operação e manutenção do serviço devem entregar as propostas para participar da regulamentação até o dia 18 de fevereiro.
A cidade não tem ainda regras para a ocupação do equipamento no espaço público. No País, a circulação de patinetes é regulamentada por resolução do Conselho Nacional de Trânsito (Contran), que delimita velocidade máxima de 20 km/h em ciclovias e ciclofaixas, e 6 km/h nas calçadas.
No dia 19, o "Estado" informou com exclusividade que a prefeitura quer proibir o uso dos patinetes em calçadas e restringir a velocidade máxima do equipamento em ciclovias e ciclofaixas
Continua depois da publicidade
Um grupo de trabalho foi criado pela Secretaria de Transportes na primeira semana do ano para estudar, discutir e elaborar a regulamentação. As operadores têm se reunido com a prefeitura há cerca de seis meses para discutir a regulamentação - entre eles, pontos de estacionamento para os patinetes elétricos. (EC)
Continua depois da publicidade
Continua depois da publicidade
Continua depois da publicidade