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Cotidiano
A ideia é construir uma faixa bem nas margens dos rios, à beira d'água
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Hoje, a Marginal Pinheiros abriga alguns cartões-postais da cidade | Pexels / Sergio Souza / CreativeCommons
A Prefeitura de São Paulo deseja criar faixas exclusivas para as motos nas Marginais Tietê e Pinheiros.
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A meta inicial é construir uma faixa bem nas margens dos rios, à beira d'água. Segundo a gestão municipal, o projeto ainda está sendo estudado e é uma adaptação da faixa azul, que já funciona na Avenida 23 de maio.
A ideia surgiu depois que técnicos da CET foram à Malásia no mês passado. No País, as motos são quase metade de toda a frota de veículos.
Para ser implementada, depende de autorização do governo do estado. A Prefeitura acredita que dessa forma conseguirá reduzir acidentes e mortes com motociclistas.
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O acesso das motos a essa faixa deve ser feito exclusivamente pelas pontes, como mostra a imagem da maquete abaixo:
Ainda de acordo com a prefeitura, a faixa exclusiva não vai acabar com as ciclovias das marginais. Na Marginal Pinheiros, que tem ciclovia dos dois lados, ela pode ficar em apenas uma das margens.
Nos trechos de ciclovia já consolidados da Marginal Pinheiros, elas permanecerão para bicicleta dos dois lados. Nesse caso, a prefeitura estuda uma via suspensa para motos ou outra alternativa. Mas as ciclovias continuarão dos dois lados. Já na Tietê, a ideia é ter ciclovia numa margem e pista para motos na outra.
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Acidentes com motos
A cidade de São Paulo registrou 374 mortes de ocupantes de motocicletas em 2022, o que representa um aumento de 32% em comparação com 2021 (283 óbitos) e de 40% ante 2019 (268 vítimas fatais), ano anterior ao da declaração da pandemia da Covid-19 pela Organização Mundial da Saúde (OMS).
É o que mostra um levantamento do Comando de Policiamento de Trânsito (CPTran), da Polícia Militar do Estado de São Paulo.
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Segundo os dados do Infosiga compilados pelo CPTran, as 374 mortes de ocupantes de motocicletas registradas ao longo de 2022 representam 46% de todos os 811 óbitos decorrentes de acidentes de trânsito em vias urbanas da cidade no período analisado - ou seja, quase metade de todas as vítimas fatais desses acidentes eram ocupantes de motos.
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