Entre em nosso grupo
2
Cotidiano
A nota técnica mostra que, em alguns pontos da cidade, o nível verificado foi quatro vezes maior do que o indicado pela OMS
Continua depois da publicidade
Cidade de São Paulo | Bruno Hoffmann/Gazeta de S.Paulo
Um estudo divulgado pelo Instituto de Energia e Meio Ambiente (Iema) nesta quinta-feira (26) verificou que a qualidade do ar na cidade de São Paulo ficou acima do recomendado pela Organização Mundial da Saúde (OMS) nos últimos 22 anos.
Continua depois da publicidade
A nota técnica mostra que, em alguns pontos da cidade, o nível verificado foi quatro vezes maior do que o indicado pela OMS. Mesmo no período pandêmico, os poluentes atmosféricos estiveram aquém do que a organização considera seguro para a saúde pública.
Além disso, em 2021, nenhuma estação de monitoramento da qualidade do ar da cidade atendeu aos limites estabelecidos pela OMS com relação aos três tipos de poluentes considerados na análise: material particulado (MP2,5 e 10), ozônio (O3) e dióxido de nitrogênio (NO2).
A OMS estima que 7 milhões de pessoas morrem por ano em decorrência da poluição do ar no mundo, sendo 300 mil na região das Américas. A poluição afeta todos os órgãos do corpo humano e demais seres vivos.
Continua depois da publicidade
O objetivo da nossa nota técnica é alertar a necessidade de se reduzir as emissões de poluentes em São Paulo.
Para isso, precisa-se reduzir radicalmente a circulação de veículos na cidade, investindo em transporte público e transporte ativo, ressalta David Tsai, gerente de projetos no IEMA e coordenador deste estudo sobre a poluição do ar no município.
"Quanto mais perto uma pessoa vive ou trabalha em uma via de alto tráfego, mais ela respira esse ar poluído. Se a estação de monitoramento do Pico do Jaraguá, local de maior altitude, longe das fontes emissoras e dentro de um parque, apresenta recomendações acima do que indica a OMS, isso mostra que a cidade como um todo é poluída".
Continua depois da publicidade
Continua depois da publicidade
Continua depois da publicidade