Entre em nosso grupo
2
Continua depois da publicidade
Saiba como cadastrar seu filho para receber doses da 'xepinha' | Marcelo Camargo/Agência Brasil
A capital paulista vacinou, até este sábado (26), 6 mil crianças entre seis meses e três anos contra a Covid-19, de acordo com a Secretaria Municipal da Saúde. A chamada "xepinha", que inclui apenas as doses remanescentes, foi responsável por 84,6% das imunizações nesse público.
Continua depois da publicidade
A aplicação de vacinas para esta faixa etária está liberada na cidade apenas para o grupo prioritário (crianças com comorbidades, deficiência, imunossupressão e/ou indígenas), desde 17 de novembro, segundo informações do portal g1. Entretando, para evitar desperdício, as doses remanescentes são aplicadas em crianças de fora do grupo prioritário, inscritas na "xepinha".
Entre as crianças que receberam o imunizante Pfizer de tampa vinho – exclusivo para o público de seis meses aos dois anos, 11 meses e 29 dias – apenas 933 eram do grupo prioritário.
A cidade de São Paulo já recebeu do Ministério da Saúde (MS) 34,8 mil doses do imunizante contra Covid "Pfizer Baby", uma quantidade suficiente para vacinar aproximadamente 9,4% das crianças entre seis meses e três anos na Capital. Segundo a Fundação Seade, a cidade tem mais de 367,4 mil crianças nessa faixa.
Continua depois da publicidade
Até este sábado (26), apenas 17,4% das doses enviadas pelo MS foram aplicadas. Entre segunda a sexta-feira, a vacinação infantil acontece nas Unidades Básicas de Saúde (UBSs), das 7h às 19h, e nas AMAs/UBSs Integradas, também das 7h às 19h. Aos finais de semana, a imunização ocorre somente nas AMAs/UBSs Integradas.
Como inscrever crianças na 'xepinha'?
A Secretaria Municipal de Saúde instrui que cada unidade de saúde deve organizar uma lista de espera própria com crianças que residem ou estudem na sua área de abrangência.
Continua depois da publicidade
Para realizar a inscrição, é necessário ir à unidade de saúde, informar um telefone, pelo qual o responsável será informado em caso de disponibilidade de dose remanescente, e apresentar um comprovante de endereço.
A residência ou a escola da criança deve estar dentro da área de abrangência da unidade de saúde procurada.
Continua depois da publicidade
Continua depois da publicidade
Continua depois da publicidade