Entre em nosso grupo
2
Cotidiano
Ação visa possibilitar que condutores sintam na pele o que pessoas com deficiência enfrentam frequentemente: o desrespeito aos seus direitos
31/05/2022 às 14:46 atualizado em 31/05/2022 às 16:47
Continua depois da publicidade
Ação com cadeiras de rodas ocupando vagas de carros no Itaim Bibi em 2019 | Divulgação/Prefeitura de São Paulo
A Prefeitura de São Paulo, promoveu uma ação de conscientização, no cerne da programação do Maio Amarelo, nesta terça-feira (31) até às 12h. Cadeiras de rodas foram colocadas em vagas de estacionamento regulares da rua Oscar Freire, com mensagens comumente utilizadas como desculpa por quem desrespeita as vagas exclusivas para pessoas com deficiência. A ideia é despertar as pessoas sem deficiência para a dificuldade que as pessoas com deficiência enfrentam no seu dia a dia.
Durante o período da ação, a Companhia de Engenharia de Tráfego (CET) deixou as cadeiras de rodas cedidas pela SMPED (Secretaria da Pessoa com Deficiência) ocupando os espaços de vagas regulares de estacionamento na altura do número 550 da rua Oscar Freire. Nas cadeiras, foram afixados cartões com os recados: “é só um minuto”, “volto já” e “é rapidinho”. Essas mensagens são uma alusão às justificativas frequentemente utilizadas por quem é flagrado desrespeitando as vagas exclusivas para pessoas com deficiência.
Em 2021, foram lavradas 3.191 autuações de motoristas que estacionaram irregularmente em vagas DeFis. Essa é uma infração gravíssima (7 pontos na CNH) e custo de R$ 239,47. A cidade de São Paulo dispõe de 1.545 vagas DeFis. Esse número não leva em conta as vagas existentes em estabelecimentos privados. Atualmente, são 65 mil veículos da cidade de São Paulo com credenciais válidas para utilização das vagas exclusivas, sejam públicas ou privadas.
É importante lembrar que, para ter o direito de utilizar essas vagas exclusivas, é necessário ter o Cartão DeFis. O Cartão DeFis é uma autorização especial para o estacionamento de veículos em vagas que estejam devidamente sinalizadas com o Símbolo Internacional de Acesso. Apesar de o município conceder a autorização, ela é válida para todo território nacional.
Têm direito ao cartão DeFis as pessoas com deficiência que comprometa a mobilidade (permanente ou provisoriamente) que residam no município de São Paulo. É considerado comprometimento de mobilidade: deficiência física no(s) membro(s) inferior(es); deficiência física com comprometimento decorrente de incapacidade mental moderada, grave ou severa; mobilidade reduzida temporária, com alto grau de comprometimento ou deficiência de passeio temporária mediante solicitação médica; deficiência visual em ambos os olhos. O passo a passo para requerer o Cartão DeFis está no link: https://sp156.prefeitura.sp.gov.br/portal/servicos/informacao?servico=3314
Maio Amarelo
O Maio Amarelo é uma campanha mundial de conscientização da segurança viária. As secretarias de Mobilidade e Trânsito (SMT) e de Transportes e Mobilidade Urbana (SETRAM), por meio da CET, da SPTrans e do DTP vêm apoiando essa causa a fim de, em parceria com a iniciativa privada e demais órgãos do Município, difundir a importância do convívio harmônico e seguro entre todos os modais.
SERVIÇO:
Ação educativa DeFis - Maio Amarelo
Local: Rua Oscar Freire, 550
Data: 31/05/2022 - terça-feira
Horário: 8h30 às 12h
Continua depois da publicidade
Continua depois da publicidade
Continua depois da publicidade
Continua depois da publicidade