Entre em nosso grupo
2
Continua depois da publicidade
O maior desafio da cidade para crescer mais do ranking é de ordem ambiental | Divulgação/PMS
O município de Sorocaba, no interior paulista, subiu nove posições no Ranking de Competitividade dos Municípios entre todos as cidades brasileiras. Agora, ocupando a 32º colocação, a cidade tem o meio ambiente como seu maior desafio, uma vez que sua posição neste quesito foi a de 319. A informação consta na terceira edição do estudo do Centro de Liderança Pública (CLP), divulgado no início da semana.
Continua depois da publicidade
A pesquisa aponta que a cidade teve como destaque a sustentabilidade fiscal, segundo informações do portal "g1". Acesso à educação e saneamento também contribuíra, de acordo com o levantamento, para que a cidade obtivesse uma colocação considerada boa.
Outros fatores de destaque foram a qualidade da educação, inovação e dinamismo econômico, funcionamento da máquina pública e inserção econômica. Aparecendo na cor verde neste estudo, estes pontos indicam resultados de destaque para Sorocaba entre outros municípios.
Desafios
Continua depois da publicidade
Os resultados do estudo apontam, no entanto, que a cidade ainda tem vários desafios. Na posição 319 no fator meio ambiente, a cidade tem neste quesito seu ponto de maior preocupação, perdendo 21 colocações com relação ao ano anterior.
Como segundo maior item de preocupação aparece o item acesso à saúde na posição 280. A cidade perdeu 10 posições em comparação com o resultado do ano passado.
Telecomunicações, segurança, qualidade da saúde e capital humano aparecem logo em seguida como os maiores desafios da gestão pública de Sorocaba.
Continua depois da publicidade
A terceira edição do Ranking de Competitividade dos Municípios analia o total de 415 cidades brasileiras (7,45% do universo de municípios), mostrando os municípios do País com população acima de 80 mil habitantes segundo a estimativa do IBGE para o ano de 2021.
A Prefeitura de Sorocaba diz em nota estar satisfeita com o expressivo resultado de crescimento de nove posições entre as cidades mais competitivas do Brasil.
A administração municipal ainda informa que "credita esse resultado a uma série de fatores positivos, tais como: a chegada de novos investimentos à cidade, geração crescente de empregos, confiança do empresariado no Governo e na cidade de Sorocaba e todo o trabalho desenvolvido, dia e noite, pelas secretarias municipais, em todas as áreas do município, em benefício da população".
Continua depois da publicidade
Continua depois da publicidade
Continua depois da publicidade