Entre em nosso grupo
2
Cotidiano
Sorocaba subiu 10 posições, figurando na 12ª posição entre as 100 cidades com melhor desempenho no saneamento básico do Brasil; Jundiaí ficou em 24ª
Continua depois da publicidade
Sorocaba subiu 10 posições, ocupando agora a 12ª posição entre as 100 maiores cidades do país com melhor desempenho em saneamento básico | Prefeitura de Sorocaba/Divulgação
Sorocaba e Jundiaí (SP) subiram no Ranking Nacional de Saneamento Básico de 2023. O levantamento foi realizado e divulgado pelo Instituto Trata Brasil na segunda (20) em celebração ao Dia Mundial da Água, celebrado nesta quarta-feira (22).
Continua depois da publicidade
Sorocaba subiu 10 posições, ocupando agora a 12ª posição entre as 100 maiores cidades do país com melhor desempenho em saneamento básico. Já Jundiaí (SP) ficou em 24ª na posição. Em 2022, a cidade estava em 29ª, um avanço de cinco posições.
A 15ª edição do Ranking do Saneamento tem como foco os 100 maiores municípios brasileiros que concentram aproximadamente 40% da população nacional.
Em comparação com as 27 capitais brasileiras, Sorocaba está à frente de todas elas, exceto de São Paulo. Além disso, levando em consideração os municípios acima de 500 mil habitantes, Sorocaba se encontra na 4ª colocação, sendo que, anteriormente, ocupava a sexta posição.
Continua depois da publicidade
Sorocaba é reconhecida, inclusive, entre as cinco cidades que mais evoluíram no ranking, saltando dez posições. As outras são: Vitória (ES),12 posições; Vila Velha (ES), 14; Niterói (RJ), 19, e Cuiabá, 23 posições.
Sobre o Instituto
Desde 2009, o Instituto Trata Brasil monitora os indicadores dos 100 maiores municípios brasileiros. O levantamento completo avalia 11 indicadores e Sorocaba se manteve em todos os índices também dentro das 12 melhores colocações.
Continua depois da publicidade
Continua depois da publicidade
Continua depois da publicidade