A+

A-

Alternar Contraste

Domingo, 24 Novembro 2024

Buscar no Site

x

Entre em nosso grupo

2

WhatsApp
Home Seta

Cotidiano

Deputado cria campanha por Universidade Federal da Baixada Santista

Alberto Mourão lança campanha e diz que documento será encaminhado ao ministro da Educação, Camilo Santana

20/07/2023 às 14:55  atualizado em 20/07/2023 às 16:01

Continua depois da publicidade

Compartilhe:

Facebook Twitter WhatsApp Telegram
Baixada Santista

Baixada Santista | Divulgação

O deputado federal Alberto Mourão (MDB-SP) lançou campanha pela criação da Universidade Federal da Baixada Santista. A ação consiste na abertura de uma petição on-line, nas redes sociais do parlamentar, para “ajudar a transformar a educação do litoral”. 
Mourão almeja coletar milhares de assinaturas para entregá-las ao ministro da Educação, Camilo Santana (PDT-CE).

Continua depois da publicidade

“A criação da Universidade Federal do Litoral Sul Paulista é uma oportunidade única de impulsionar o desenvolvimento da região. Ao investir na educação superior, estamos investindo no futuro e no progresso da Baixada Santista e dos municípios litorâneos. A nova universidade poderá ser um centro de excelência acadêmica, fomentando a pesquisa, a inovação e formando profissionais qualificados para atender às demandas regionais e estaduais”, afirmou o deputado.

Para Mourão, que é ex-prefeito de Praia Grande, a nova universidade federal pode ser criada a partir do campus da Unifesp (Universidade Federal de São Paulo), existente na Baixada Santista, e instalada em alguma outra cidade do litoral sul. O campus da Baixada foi fundado em 2004 e continuaria existindo em Santos, porém, ele ficaria ligado a esta nova Universidade, permitindo a ampliação dos nove cursos atuais.

Seria a transformação desse campus em uma "universidade independente", coloca o parlamentar. Assim, será permitida uma gestão mais alinhada com as demandas e necessidades específicas da região". Isto porque, com orçamento próprio, é possível a promoção de ações promotoras de parcerias fundamentais entre setor produtivo e governo, vitais para região, por meio de pesquisa e inovação.

Continua depois da publicidade

Segundo ele, o momento não poderia ser mais favorável, já que há a definição do Plano Nacional de Educação (PNE) da expansão e interiorização da rede federal de educação superior. A meta considera a densidade populacional e as características regionais, e em 2021, o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) detectou que a região da Baixada Santista possui 1,9 milhão de habitantes.

Esse contingente proporciona capacidade de desenvolvimento econômico e humano por meio da oferta de educação superior, ainda conforme o parlamentar.

Continua depois da publicidade

Continua depois da publicidade

Continua depois da publicidade

Conteúdos Recomendados