Entre em nosso grupo
2
Cotidiano
Local deveria ter bombeiro civil durante horário de funcionamento
Continua depois da publicidade
Corpo de Bombeiros trabalham no combate às chamas | Divulgação/CBSP
O Corpo de Bombeiros de São Paulo informou que o Shopping 25, que pegou fogo na região do Brás, no centro de São Paulo, na manhã desta quarta-feira (30/10), estava com o Auto de Vistoria do Corpo de Bombeiros (AVCB) vencido desde agosto deste ano.
Continua depois da publicidade
O fogo no shopping teria começado por volta das 6h40, segundo os bombeiros. Ele fica na rua Barão de Ladário, 300, no bairro do Pari, em São Paulo.
Segundo o capitão Maykon Cristo, responsável pela operação no local, o AVCB precisa ser renovado periodicamente como garantia de que o edifício cumpre as regulamentações de segurança contra incêndio.
“A documentação não está em dia. O AVCB tá vencido em agosto desse ano. Sem o AVCB poderia estar funcionando apenas em fase de regularização. Não é o caso de se fechar imediato quando não se tem AVCB. O prédio precisaria ter bombeiro civil durante o horário de funcionamento”, declarou.
Continua depois da publicidade
Maykon ainda destacou a delicadeza desse trabalho de combate ao incêndio, pelo tamanho do prédio, o que dificulta a ação dos bombeiros.
“É um incêndio gigante em proporções. A gente tá falando de uma edificação de 18 mil metros quadrados que está tomada pela chama. É um comércio popular que tem muita carga de incêndio, muito material combustível para ser consumido por esse incêndio. A nossa preocupação neste momento é que o incêndio não se propague para as edificações vizinhas. Então, a nossa atuação nesse momento é nos limites da edificação, no perímetro dela, para que o fogo não passe para as demais as edificações do quarteirão”, declarou
O capitão ainda disse que pelas proporções do incêndio, existe a possibilidade de colapso da edificação. Eles ainda trabalham para que as chamas não atinjam os estabelecimentos vizinhos.
Continua depois da publicidade
“A gente vai fazer esse confinamento do fogo e, logo após, a extinção. A gente não tem ainda tranquilidade de trabalhar dentro dessa edificação. A edificação, lógico, está toda tomada pelo incêndio, existe a possibilidade de colapso, ainda não percebemos sinais de colapso, mas essa possibilidade, ela existe num incêndio dessa proporção, por isso que o nosso combate está sendo realizado de maneira externa”, explicou Maykon Cristo.
Devido ao grande incêndio que ocorreu no shopping 25, no Brás, centro de São Paulo, doze linhas de ônibus e diversas ruas precisaram ser desviadas.
Continua depois da publicidade
Continua depois da publicidade
Continua depois da publicidade