Entre em nosso grupo
2
Cotidiano
Criada como iniciativa de prevenção ao suicídio, a edição deste ano tem como mote 'A vida é a melhor escolha'
01/09/2022 às 11:47 atualizado em 01/09/2022 às 12:01
Continua depois da publicidade
Campanha prevê diversas iniciativas em prol da saúde mental durante o mês | Marcelo Camargo/Agência Brasil
Desde 2014 a Associação Brasileira de Psiquiatria - ABP, em parceria com o Conselho Federal de Medicina - CFM, realiza no Brasil a campanha Setembro Amarelo® com o objetivo de prevenir e reduzir os números de suicídio. A iniciativa chega em seu oitavo ano, trazendo um novo mote: "A vida é a melhor escolha". A campanha acontece durante todo o mês, mas o dia 10 deste mês é, oficialmente, o Dia Mundial de Prevenção ao Suicídio.
Continua depois da publicidade
Números
No Brasil, os registros de casos de suicídio se aproximam de 14 mil por ano, ou seja, em média 38 pessoas por dia tiram a sua própria vida. Segundo a Organização Mundial da Saúde - OMS, são registrados mais de 700 mil suicídios em todo o mundo, sem contar com os episódios subnotificados, pois com isso, estima-se mais de 01 milhão de casos. No Brasil, os registros se aproximam de 14 mil casos por ano, ou seja, em média 38 pessoas cometem suicídio por dia.
Embora os números estejam diminuindo em todo o mundo, os países das Américas vão na contramão dessa tendência, com índices que não param de aumentar. Sendo assim, disseminação de conteúdos orientativos para toda população é considerada iniciativa importante para ajudar a diminuir esses números.
Continua depois da publicidade
Iniciativas em busca de soluções
"Precisamos orientar para conscientizar, prevenir e no mês de setembro concentramos os nossos esforços e vamos para a prevenção efetiva do suicídio. A morte por suicídio é uma emergência médica e pode ser evitada através do tratamento adequado do transtorno mental de base", afirma o presidente da ABP, Dr. Antônio Geraldo da Silva.
Durante o mês de setembro, a ABP prepara diversas ações para conscientizar sobre o tema como eventos online, iluminação de espaços públicos e monumentos com a cor da ação, campanha nas redes sociais, além de disponibilizar cartilhas informativas no site, materiais gráficos e ficar disponível para toda a imprensa que desejar realizar matérias sobre o tema.
Continua depois da publicidade
Onde encontrar mais informações
No site oficial da campanha, estão disponibilizadas diversas informações e dados relevantes sobre as doenças mentais e o suicídio, assim como cartilhas de orientação aos médicos, à imprensa, aos pais e educadores, e à população em geral.
Continua depois da publicidade
Continua depois da publicidade
Continua depois da publicidade