A+

A-

Alternar Contraste

Sexta, 21 Fevereiro 2025

Buscar no Site

x

Entre em nosso grupo

2

WhatsApp
Home Seta

Cotidiano

Sensação térmica pode passar dos 40°C e calor intenso castiga São Paulo

Cidade bateu o recorde de calor para o ano, com 34°C registrados na estação meteorológica do Mirante de Santana, na zona norte

Monise Souza

19/02/2025 às 09:55  atualizado em 20/02/2025 às 15:39

Continua depois da publicidade

Compartilhe:

Facebook Twitter WhatsApp Telegram
Nesta quarta-feira (19/2), cenário se repete com um dia de extremo calor

Nesta quarta-feira (19/2), cenário se repete com um dia de extremo calor | Reprodução/Daisa TJ/Pexels

A onda de calor presente em São Paulo desde a semana passada se expandiu para estados do sul, do centro-oeste e do nordeste e vai continuar atuando sobre o País.

Continua depois da publicidade

Quem espera uma queda na temperatura precisará aguardar mais alguns dias. A sensação térmica pode ultrapassar os 40°C, segundo dados do Núcleo de Climatologia Aplicada da Universidade de São Paulo (USP).

Temperaturas

Confira as previsões de mínima e máxima para a capital paulista nos próximos dias:

Continua depois da publicidade

Quarta-feira

Na quarta-feira (19/2), o cenário se repete com um dia de extremo calor. As chuvas serão isoladas e rápidas entre o fim da tarde e o início da noite.

Mínima: 22°C
Máxima: 34°C

Quinta-feira

A quinta-feira (20/2) deve ser mais um dia quente e ensolarado. No fim de tarde a nebulosidade aumenta e há condições para pancadas isoladas de chuva com pontos de até forte intensidade, raios e rajadas de vento.

Continua depois da publicidade

Mínima: 22°C
Máxima: 35°C

Até quando fica calor?

Pelo menos até a próxima segunda-feira (24/2) a tendência é que as temperaturas não diminuam e a onda de calor continue atuando sobre a capital paulista. Mesmo com possibilidade de pancadas de chuva, as temperaturas continuarão elevadas na capital e em toda a região Sudeste.

Devido às altas temperaturas e à queda na umidade, o Centro de Gerenciamento de Emergências (CGE) Climáticas da Prefeitura de São Paulo recomenda ingerir bastante água, evitar exposição ao sol forte e não praticar exercícios físicos ao ar livre entre 10h e 17h.

Continua depois da publicidade

Para amenizar os efeitos do calor, a Prefeitura de São Paulo ativou as 10 tendas da Operação Altas Temperaturas (OAT) para reforçar a rede de proteção e acolhimento de pessoas em situação de vulnerabilidade. 

Maior temperatura do ano

Com sol forte ao longo do dia e sem influência de ar frio, o calor aumentou no Estado. Esta situação já era esperada, conforme o Climatempo e a temperatura em Iguape, no Vale do Ribeira, chegou aos 40°C, uma das 10 mais altas do País.

São Paulo bateu o recorde de calor para o ano de 2025, com 34°C registrados na estação meteorológica do Mirante de Santana, na zona norte da capital. O recorde anterior de maior temperatura deste ano era de 33,9°C no dia 22 de janeiro.

Continua depois da publicidade

Continua depois da publicidade

Continua depois da publicidade

Conteúdos Recomendados