Entre em nosso grupo
2
Continua depois da publicidade
Nesta quarta-feira (19/2), cenário se repete com um dia de extremo calor | Reprodução/Daisa TJ/Pexels
A onda de calor presente em São Paulo desde a semana passada se expandiu para estados do sul, do centro-oeste e do nordeste e vai continuar atuando sobre o País.
Continua depois da publicidade
Quem espera uma queda na temperatura precisará aguardar mais alguns dias. A sensação térmica pode ultrapassar os 40°C, segundo dados do Núcleo de Climatologia Aplicada da Universidade de São Paulo (USP).
Temperaturas
Confira as previsões de mínima e máxima para a capital paulista nos próximos dias:
Continua depois da publicidade
Na quarta-feira (19/2), o cenário se repete com um dia de extremo calor. As chuvas serão isoladas e rápidas entre o fim da tarde e o início da noite.
Mínima: 22°C
Máxima: 34°C
A quinta-feira (20/2) deve ser mais um dia quente e ensolarado. No fim de tarde a nebulosidade aumenta e há condições para pancadas isoladas de chuva com pontos de até forte intensidade, raios e rajadas de vento.
Continua depois da publicidade
Mínima: 22°C
Máxima: 35°C
Pelo menos até a próxima segunda-feira (24/2) a tendência é que as temperaturas não diminuam e a onda de calor continue atuando sobre a capital paulista. Mesmo com possibilidade de pancadas de chuva, as temperaturas continuarão elevadas na capital e em toda a região Sudeste.
Devido às altas temperaturas e à queda na umidade, o Centro de Gerenciamento de Emergências (CGE) Climáticas da Prefeitura de São Paulo recomenda ingerir bastante água, evitar exposição ao sol forte e não praticar exercícios físicos ao ar livre entre 10h e 17h.
Continua depois da publicidade
Para amenizar os efeitos do calor, a Prefeitura de São Paulo ativou as 10 tendas da Operação Altas Temperaturas (OAT) para reforçar a rede de proteção e acolhimento de pessoas em situação de vulnerabilidade.
Com sol forte ao longo do dia e sem influência de ar frio, o calor aumentou no Estado. Esta situação já era esperada, conforme o Climatempo e a temperatura em Iguape, no Vale do Ribeira, chegou aos 40°C, uma das 10 mais altas do País.
São Paulo bateu o recorde de calor para o ano de 2025, com 34°C registrados na estação meteorológica do Mirante de Santana, na zona norte da capital. O recorde anterior de maior temperatura deste ano era de 33,9°C no dia 22 de janeiro.
Continua depois da publicidade
Continua depois da publicidade
Continua depois da publicidade