Entre em nosso grupo
2
Cotidiano
Proposta prevê o aumento de 20% para 30% para candidatos autodeclarados pretos, indígenas e quilombolas
Continua depois da publicidade
Senado aprovou projeto para prorrogar por mais dez anos e ampliar cotas para negros em concursos público | Marcos Oliveira/Agência Senado
A Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) do Senado aprovou nesta quarta-feira (24), em primeira votação, um projeto para prorrogar por mais dez anos e ampliar cotas para negros em concursos público. A proposta prevê um aumento na cota que hoje é de 20%, passando para 30% caso aprovada. As posições seriam destinadas a candidatos autodeclarados pretos, indígenas e quilombolas.
Continua depois da publicidade
Siga as notícias da Gazeta de S.Paulo no Google Notícias
O projeto de lei 1.958/2021 é do senador Paulo Paim (PT-RS) e agora segue para votação na Câmara dos Deputados. O texto estabelece que 30% das vagas em concursos públicos e processos seletivos simplificados de órgãos públicos sejam para pessoas negras, indígenas e quilombolas, sempre que houver vagas disponíveis.
A proposta original recebeu um substitutivo do senador Humberto Costa (PT-PE), e foi aprovada com 16 votos favoráveis e 10 contrários. O projeto se baseou no relatório do senador Fabiano Contarato (PT-ES), já aprovado pela Comissão de Direitos Humanos (CDH).
Continua depois da publicidade
Faça parte do grupo da Gazeta no WhatsApp e Telegram.
Mantenha-se bem informado.
As cotas em concursos foram criadas em 2014. De acordo com o texto atual, deixariam de valer em junho deste ano, mas com a proposta em discussão no Senado, pode ter prazo ampliado por mais 10 anos.
*Texto sob supervisão de Diogo Mesquita
Continua depois da publicidade
Continua depois da publicidade
Continua depois da publicidade