Entre em nosso grupo
2
Continua depois da publicidade
Estação Juventus-Mooca será reconstruída após concessão | Reprodução/GSV
O edital da concessão do Lote ABC-Guarulhos, que inclui a linha 10-Turquesa e a futura linha 14-Ônix, prevê a reconstrução de seis estações da CPTM: Ipiranga, Juventus-Mooca, Utinga, Prefeito Saladino, Ribeirão Pires e Rio Grande da Serra.
Continua depois da publicidade
A informação foi confirmada à Gazeta pela Secretaria de Parcerias em Investimentos do Estado de São Paulo (SPI) nesta quinta-feira (3/4). No dia anterior, a Gazeta publicou que a estação Ipiranga será parcialmente demolida para dar lugar à nova estrutura.
Segundo a Pasta, as obras permitirão uma infraestrutura totalmente acessível na estação da zona sul de São Paulo, “gerando mais conforto e segurança aos usuários”. A estação ainda terá integração com a Linha 15-Prata do Metrô.
A vencedora da concessão deverá planejar a remoção da atual estrutura no Ipiranga e a construção de um novo edifício sem que haja interrupção total do serviço no local. O planejamento deverá ser apresentado ao Governo de São Paulo com antecipação.
Continua depois da publicidade
O edital de concessão ainda não foi divulgado, o que deve ocorrer em setembro deste ano. As audiências públicas foram realizadas em fevereiro, e as contribuições colhidas estão em análise.
A concessão do Lote ABC-Guarulhos tem a proposta de conectar o ABC Paulista, Guarulhos e a zona leste de São Paulo. Com mais de 70 quilômetros de extensão previstos, o projeto tem a expectativa de atender mais de 770 mil passageiros até 2050.
Com investimentos estimados em R$ 19 bilhões, a Linha 10-Turquesa receberá ainda três novas estações: Bom Retiro (integração com a Linha 11-Coral), São Carlos/Parque da Mooca (integração com a Linha 6-Laranja do Metrô e com a Linha 16-Violeta do Metrô) e ABC (integração com a Linha 14-Ônix).
Continua depois da publicidade
Continua depois da publicidade
Continua depois da publicidade