Entre em nosso grupo
2
Continua depois da publicidade
Imagens foram obtidas com exclusividade pelo Bom Dia SP, da TV Globo, e mostram a abordagem violenta | Reprodução
A ViaMobilidade, concessionária do grupo CCR que administra as linhas 8-Diamante e 9-Esmeralda, informou nesta quarta-feira (4/12) que fará um processo de reciclagem com 100% dos seguranças de São Paulo.
Continua depois da publicidade
Essa ação foi tomada após a repercussão do vídeo que revelou a morte de um homem após agressão de agentes da ViaMobilidade, na estação Carapicuíba, Grande São Paulo, pertencente à linha 8-Diamante, na noite de segunda-feira (11/11).
O objetivo, segundo a empresa, é ajustar a atuação dos agentes de segurança no “atendimento de pessoas em situação de vulnerabilidade ou sob o efeito de substâncias entorpecentes”.
Em nota, a concessionária lamentou a morte de Jadson e informou que entrou em contato com a família para prestar todo apoio. Os agentes envolvidos foram afastados de suas funções.
Continua depois da publicidade
Disse também que 'o homem de camiseta preta é um agente da Guarda Civil, que estava em uma atuação à paisana, sem qualquer relação com a operação da concessionária'.
A concessionária ainda reforça que “investe continuamente na formação de seus colaboradores para o relacionamento com o público e a segurança de seus clientes” e “aumentou o rigor das medidas disciplinares e instaurou a obrigatoriedade de justificativa formal sempre que houver a necessidade de uso da força no exercício das atividades”. Confira a nota na íntegra no final desta matéria.
O boletim de ocorrência foi registrado como morte súbita sem causa determinante aparente e morte acidental no 1° Distrito Policial de Carapicuíba. Entretanto, o laudo pericial do Instituto Médico Legal (IML) de Osasco concluiu que a morte de Jadson Vitor De Sousa Pires foi por asfixia mecânica em decorrência de esganadura.
Continua depois da publicidade
“A concessionária lamenta profundamente o falecimento de Jadson Pires e expressa suas sinceras condolências aos amigos e à família, com quem já fez contato e se colocou à disposição para prestar apoio. A companhia informa que repudia qualquer forma de violência e que o comportamento dos profissionais que atuaram na contenção de Jadson Pires não corresponde aos seus valores, treinamento e padrão dos seus procedimentos de segurança e atendimento. O homem de camiseta preta é Agente da Guarda Civil que estava em uma atuação à paisana, sem qualquer relação com a operação da concessionária.
Imediatamente após a ocorrência, um boletim de ocorrência foi registrado, uma sindicância interna foi instaurada e os agentes envolvidos foram afastados de suas funções. Todas as imagens disponíveis foram cedidas à polícia.
“A concessionária reforça que investe continuamente na formação de seus colaboradores para o relacionamento com o público e a segurança de seus clientes. Diante dos recentes acontecimentos, deu início a um processo de reciclagem de 100% do seu quadro de agentes e reforçará a capacitação voltada ao atendimento de pessoas em situação de vulnerabilidade ou sob o efeito de substâncias entorpecentes. Além disso, aumentou o rigor das medidas disciplinares e instaurou a obrigatoriedade de justificativa formal sempre que houver a necessidade de uso da força no exercício das atividades”.
Continua depois da publicidade
Continua depois da publicidade
Continua depois da publicidade