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Cotidiano
Bruno Orlandi crê que 'caminho' para Suzano sanaria problemas logísticos no Porto de Santos
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O secretário Bruno Orlandi vê solução ideal ao unir 'caminho' entre Suzano e Santos a investimento na Imigrantes | Igor de Paiva/ DL
O anúncio por parte do Governo do Estado de São Paulo, a respeito de viabilizar uma nova ligação Baixada Santista-Planalto, com o objetivo de sanar problemas logísticos no Porto de Santos é visto como um importante investimento pelo Secretário de Assuntos Portuários e Emprego, Bruno Orlandi. Dito isso, o chefe da pasta crê que um 'caminho' ligando a região de Suzano à área continental santista poderia ser, em conjunto com o novo investimento, uma solução definitiva.
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Em entrevista concedida ao Diário do Litoral na última terça-feira (26), Bruno Orlandi afirma que vê ligeiro prejuízo na saída de Márcio França do Ministério de Portos e Aeroportos, mas crê em uma boa trajetória de Silvio Costa Filho à frente da pasta.
"Eu acho que o ministro Silvio Costa chegou com muita vontade, tem feito um belo trabalho, desempenhado um belo papel, lógico que a saída do Márcio, pra região, é sempre uma perda, é alguém da região, alguém que conhece isso aqui muito bem, mas o Costa chegou com muita vontade, vem dialogando, então acredito que foi uma continuidade de trabalho. Hoje, inclusive, os projetos que estavam em andamento quando o ministro Márcio começou, todos eles foram continuados com o ministro Costa", explica.
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Orlandi afirma que os trabalhos planejados sob a tutela de Márcio França seguem em execução com o novo ministro.
"Hoje o atual ministro tem falado muito em diminuir o prazo pra arrendamento, projetos que demoravam dois anos e meio a três anos, pra você ter toda a estrutura de liberação ele tem falado em fazer isso em oito meses. A secretária executiva, a Mariana tem colocado que é viável sim esse trabalho conjunto e ela vem de carreira, fez um belo trabalho inclusive na secretaria nacional e agora na secretaria executiva, então se você conseguir antecipar esses prazos, trouxer investimento sim da área privada pra arrendar esses espaços, o Porto de Santos tem muito a crescer".
Principal problema e fruto de discussões ao longo de décadas, a logística no porto santista recebeu boas notícias neste ano com a possibilidade de construção de um novo acesso, antiga exigência, que é vista como solução parcial por Orlandi.
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"O acesso à 'rodoviária' é fundamental porque a maioria da carga do Porto de Santos hoje vem 'via rodoviária'. Mesmo com os investimentos da FIPs, nós estamos aqui hoje trabalhando com 50 milhões de toneladas ao ano, os investimentos, em poucos anos, a gente vai pra 100 milhões via ferroviária, mas esse é um crescimento do próprio agronegócio. Então, o nosso modal rodoviário tem que ser melhorado, então a ampliação hoje, a duplicação do Sistema Anchieta Imigrantes é um avanço enorme, essa nova ligação, seja Anchieta-Imigrantes, seja ligando via Suzano à Baixada Santista pela área continental, mas é importante que tenha uma nova ligação".
"Se você perguntar a minha visão, tem que fazer as duas, uma nova ligação via Imigrantes e também uma da área continental com Suzano e a gente sabe que essa estrutura vem antes da demanda, se a gente tiver uma boa infraestrutura a demanda vem pra cá. A gente tem o maior porto do hemisfério sul, o maior equipamento logístico do hemisfério sul e a gente já precisa de estrutura pra poder utilizar. É isso, investimentos aqui com inúmeras empresas multinacionais colocam recursos, que têm possibilidade de exportar pro mundo inteiro, mas a gente precisa superar os nossos gargalos logísticos", conclui.
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