Entre em nosso grupo
2
Cotidiano
Segundo o Unicef, eventos climáticos extremos deixam os rios da bacia amazônica em níveis extremamente baixos
Continua depois da publicidade
Organização estima que US$ 10 milhões são necessários durante os próximos meses para atender às necessidades mais urgentes | Unicef
Mais de 420 mil crianças foram afetadas pela seca recorde que atinge a Amazônia, aponta o Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef).
Continua depois da publicidade
Desde o ano passado, eventos climáticos extremos têm reduzido drasticamente os níveis dos rios da bacia amazônica, afetando principalmente o Brasil, Colômbia e Peru.
As famílias que vivem em comunidades ribeirinhas e indígenas dependem dos rios para transportar e ter acesso a alimentos, água, combustível e suprimentos médicos básicos. Elas também utilizam o rio para levar as crianças à escola.
Somente no Brasil, mais de 1,7 mil escolas e 760 centros de saúde foram fechados ou ficaram inacessíveis devido aos níveis baixos dos rios.
Continua depois da publicidade
Cerca de metade das famílias pertencentes às 14 comunidades no sul da Amazônia brasileira estão com seus filhos fora da escola devido à seca.
O Unicef alerta que o acesso aos serviços essenciais, incluindo saúde e proteção infantil, também foi interrompido na região.
A organização estima que US$ 10 milhões serão necessários nos próximos meses para atender às necessidades mais urgentes das comunidades afetadas pela seca no Brasil, Colômbia e Peru, incluindo a distribuição de água e outros suprimentos essenciais.
Continua depois da publicidade
Continua depois da publicidade
Continua depois da publicidade