Entre em nosso grupo
2
Cotidiano
Premiação foi concedida durante a 7ª Semana Paulista de Mobilização contra a doença
Continua depois da publicidade
O evento levanta discussões sobre os desafios no enfrentamento da sífilis congênita como um problema de saúde pública no estado | Divulgação
A Secretaria de Saúde de Cajamar recebeu o “Prêmio Luiza Matida” no último dia 5 de dezembro, no Centro de Convenções Ibirapuera – HSPE, durante a 7ª Semana Paulista de Mobilização Contra a Sífilis e Sífilis Congênita. A premiação ocorre após a Secretaria desenvolver ações para a redução vertical de sífilis congênita.
Continua depois da publicidade
A 4ª edição do Prêmio foi concedida aos municípios do estado de São Paulo, que alcançaram indicadores selecionados para a redução ou eliminação da transmissão vertical do HIV e/ou sífilis.
Estiveram presentes no evento representantes do Ministério da Saúde, o Presidente do COSEMS (Conselho dos Secretários Municipais de Saúde), representantes das vigilâncias epidemiológicas estaduais e municipais, representantes da Atenção Primária em Saúde estadual e municipais.
A Secretária de Saúde de Cajamar, Patrícia Haddad, agradeceu a todos de sua equipe de vigilância epidemiológica e toda equipe da atenção primária pela dedicação e competência. Ela afirmou que a premiação indica o trabalho bem realizado do município:
Continua depois da publicidade
“A Saúde de Cajamar vem prestando assistência de grande qualidade aliada à proteção conjunta das gestantes e dos bebês”, comemorou.
O evento foi realizado pelo Programa Estadual de IST/Aids-SP em parceria com a Atenção Básica e o Conselho de Secretários Municipais de Saúde (COSEMS), para levantar discussões sobre os desafios no enfrentamento da sífilis congênita como um problema de saúde pública no estado. Nele, houve a apresentação das experiências exitosas de alguns municípios que buscam a diminuição e eliminação desse problema, entre eles o de Cajamar.
Prêmio Luiza Matida
Continua depois da publicidade
O prêmio Luiza Matida é uma homenagem à médica pediatra e sanitarista Luiza Harunari Matida, falecida em 2014. O trabalho que realizou por 20 anos no Centro de Referência e Treinamento DST/AIDS-SP, contou com sua coordenação, elaboração e implantação de políticas públicas e estratégias para a Eliminação da Transmissão Vertical do HIV e Sífilis. O resultado foi uma enorme contribuição para a redução dos casos dessas infecções no estado de São Paulo.
Continua depois da publicidade
Continua depois da publicidade
Continua depois da publicidade