A+

A-

Alternar Contraste

Sábado, 23 Novembro 2024

Buscar no Site

x

Entre em nosso grupo

2

WhatsApp
Home Seta

Cotidiano

São Sebastião entra em estado de atenção, diz prefeitura

A previsão é de acúmulo de 35 mm entre até sexta-feira (24)

Natália Brito

23/02/2023 às 10:09  atualizado em 23/02/2023 às 10:12

Continua depois da publicidade

Compartilhe:

Facebook Twitter WhatsApp Telegram
Entre os pontos de alerta que precisam de atenção estão a descida de água barrenta dos morros, postes e árvores inclinados, taludes deslizando e rachaduras

Entre os pontos de alerta que precisam de atenção estão a descida de água barrenta dos morros, postes e árvores inclinados, taludes deslizando e rachaduras | Reprodução/Twitter/Pref São Sebastião

A Prefeitura de São Sebastião, no litoral norte de São Paulo, informou na noite desta quarta-feira (22) que o município entrou em estado de atenção devido ao alerta de forte chuva na região. A previsão é de acúmulo de 35 mm entre até sexta-feira (24).

"A Defesa Civil sempre orienta que a população, caso perceba deslocamento de terra ou possível desastre, deixe o local de risco e entre em contato pelo 199", diz o comunicado. Além do 199, a população pode ligar para a Polícia Municipal (153), Polícia Militar (190), Samu (192) e Corpo de Bombeiros (193).

Entre os pontos de alerta que precisam de atenção estão a descida de água barrenta dos morros, postes e árvores inclinados, taludes deslizando e rachaduras que aumentam nas casas. Diante desses sinais, a orientação é para as pessoas saírem de casa e procurarem lugares mais seguros.

Segundo a Defesa Civil de São Paulo, a previsão é de pancadas de chuvas, descargas elétricas, fortes rajadas de vento e granizo em algumas regiões do estado. A recomendação é de atenção especial às áreas vulneráveis, onde podem ocorrer deslizamentos, desabamentos, alagamentos e enchentes.

O litoral norte vive um cenário trágico por causa das chuvas históricas do final de semana, com ao menos 48 pessoas mortas e dezenas de desaparecidos, vítimas de enchentes e desabamento de casas. A cidade mais afetada é São Sebastião, que está em situação de calamidade pública.

Na madrugada de domingo (19), choveu mais de 600 mm na cidade. Quarenta e sete das 48 mortes já confirmadas ocorreram em São Sebastião.

Segundo a prefeitura, há 1.845 desabrigados, a maior parte socorrida em espaços municipais como escolas, creches, igrejas e no Instituto Verdescola, na Barra do Sahy. Por causa da situação, a Secretaria Municipal de Educação estuda, em conjunto com a Direção Regional de Ensino, uma mudança no calendário escolar da cidade.

Há também bairros ilhados e com problemas de abastecimento de água e fornecimento de energia elétrica e telefonia.

No grupo Emergência e Desastres Naturais São Sebastião, no Facebook, familiares procuram pessoas desaparecidas e trocam informações sobre a localização de corpos e reconhecimento das vítimas encontradas.
Após pedirem ajuda, há pessoas que voltam às postagens para informar que os familiares ou amigos foram encontrados sem vida.

Continua depois da publicidade

Continua depois da publicidade

Continua depois da publicidade

Continua depois da publicidade

Conteúdos Recomendados